Caças furtivos J-20 chineses patrulham o Mar da China Oriental. Recentemente caças furtivos J-20 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) realizaram uma série de surtidas de patrulha de defesa aérea sobre o Mar da China Oriental, onde foram “afastadas aeronaves estrangeiras que voavam perto do espaço aéreo territorial da China”. A informação foi divulgada na semana passada pela mídia chinesa.
Uma reportagem divulgada pela China Central Television (CCTV) na semana passada, mostrou que os pilotos de caças furtivos J-20 do Grupo Aéreo Wang Hai Air Group que haviam realizado patrulhas na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Mar da China Oriental.
Durante as missões, os J-20 aparentemente afastaram aeronaves estrangeiras que se aproximavam do espaço aéreo chinês. Os pilotos informaram que foram emitidos aletas via rádio: “Esta é a Força Aérea Chinesa. Você se aproximou do espaço aéreo chinês, saia imediatamente!”
De acordo com o Coronel Li Debing, piloto de J-20 do Wang Hai AG, as “forças armadas conseguiram gerenciamento estabelecer o controle de rotina sobre a Zona de Identificação de Defesa Aérea e Naval no Mar da China Oriental, especialmente com os caças J-20 realizando missões de alerta rotina”, disse o Oficial na reportagem da CCTV.
A Zona de Identificação de Defesa Aérea e Marítima no Mar da China Oriental foi oficialmente estabelecida em 23 de novembro de 2013, dia em que a PLAAF realizou sua primeira patrulha de combate, informou a CCTV.
Há dez anos, os caças furtivos J-20 estão patrulhando o espaço aéreo do Mar da China Oriental, Mar da China Meridional e Estreito de Taiwan. De acordo com um especialista militar de Pequim em entrevista ao Global Times sob anonimato, “a produção em massa e a ampla distribuição dos J-20 por todo o país, permitirá que a PLAAF seja mais eficiente na proteção e integridade territorial da China“.
Frequentemente aviões e navios militares estrangeiros, particularmente os dos EUA, têm realizado operações de reconhecimento e exercícios militares considerados provocativos pelos chineses. Ao implantar os avançados J-20 em missões de patrulha de combate, a PLAAF não apenas irá identificar e monitor essas ameaças em potencial, mas também levará poder dissuasivo quando necessário, disse o especialista.
O especialista em aviação chinesa, Fu Qianshao, disse ao Global Times que a China possui um sistema e protocolos completos para combater as provocações estrangeiras, incluindo não apenas caças como o J-20, mas também suas plataformas de alerta antecipado como o KJ- 500. “Nas portas da China, essa combinação tem uma vantagem contra até mesmo caças furtivos estrangeiros”, afirmou Fu.
Fonte: Global Times
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO