Collins fará aleta ventral do F-16 com tecnologia termoplástica. O Air Force Research Laboratory (AFRL) concedeu um contrato à Collins Aerospace para desenvolver um protótipo de uma barbatana ventral para o caça F-16. Como parte deste contrato de três anos, a empresa desenvolverá estruturas de voo ventral do F-16 usando um projeto de tecnologia termoplástica, que reduza o peso e o custo das atuais aletas do F-16.
Cada F-16 possui duas barbatanas a parte traseira da aeronave. São esta que serão substituídas. O contrato fará com que a Collins aproveite sua tecnologia de soldagem termoplástica para construir aletas avançadas e resistentes a impactos. “Estamos vendo um aumento na demanda e na oportunidade de substituir componentes de aeronave, usando termoplásticos. A tendência é usar materiais termoplásticos avançados para reduzir o custo e o peso, reduzindo nossa pegada ambiental geral. Esses benefícios são repassados diretamente ao nosso cliente” — Vice-presidente e gerente geral da Collins Aerospace Aerostructures, Stan Kottke.
A empresa também planeja investir cerca de US$ 100 milhões para o avanço dessa tecnologia termoplástica nos próximos cinco anos. Collins informou que esse esforço permitirá que a empresa qualifique e processe vários materiais termoplásticos que podem ser usados para fins militares e comerciais.
Os materiais termoplásticos têm vida útil indefinida e podem ser reutilizados ou reciclados armazenando-os em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de armazenamentos frios para manter as matérias-primas termofixas. Segundo a empresa, o próximo passo envolve o amadurecimento das tecnologias de fabricação de termoplásticos para criar conjuntos de componentes. O trabalho associado será realizado no centro de compósitos Riverside, EUA.
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