Holanda abrirá 3ª base de F-35A devido a deterioração da segurança mundial. A Holanda deverá abrir uma terceira unidade com caças Lockheed Martin F-35A Lightning II, em resposta à deterioração da situação de segurança mundial. O anúncio foi feito hoje (14) pelo Ministério da Defesa holandês (MoD).
De acordo com o comunicado, a Base Aérea de De Peel, no sudeste do país, será reaberta para acomodar o terceiro Esquadrão F-35A da Koninklijke Luchtmacht, ou Força Aérea Real da Holanda (KLu), ao lado do Esquadrão 313 da Base Aérea de Volkel e do Esquadrão 322 de Leeuwarden AFB.
“Devido à deterioração da situação de segurança no mundo, as forças armadas precisam se capacitar mais. Como resultado disso, o número de operações aéreas militares está aumentando, mas devido ao fechamento das bases aéreas de Soesterberg, Twenthe e Valkenburg há cerca de 16 anos, o Ministério da Defesa tem pouco espaço físico para expandir suas operações. Todas as bases aéreas atuais estão cheias, ou perto dos seus limites. A reabertura da Base Aérea de De Peel ajudará a resolver a falta de espaço”, disse o ministério.
Mais recentemente, De Peel serviu como base de reserva da Força Aérea Real da Holandesa com uma unidade de Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. Suas operações foram encerradas no início dos anos 1990, e as instalações foram entregues às unidades de defesa aérea do Exército Real Holandês, que a transformou em um quartel.
Antes da reabertura da base De Peel para as operações dos caças F-35A da KLu, foram realizados voos de experiências na área. Foi observada a necessidade de adequação da pista e de algumas estruturas para receber as operações dos caças furtivos de quinta geração.
A KLu recebeu os seus primeiros F-35A em 2019 para o Esquadrão 322 de Leeuwarden, que atualmente está equipado com quinze jatos (matrículas F-009 à F-023). A segunda unidade ativada foi o Esquadrão 313 de Volkel, que desde julho deste ano já recebeu seis jatos (F-024 a F-029). Além desses, oito Lightning II da KLu estão no 308th FS da USAF, em Luke, Arizona (EUA), responsável pela formação dos pilotos de F-35 holandeses.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO