USAF reabre a pista de pouso de Offutt AFB. A USAF reabriu oficialmente a pista da Base Aérea de Offutt, no Nebraska, fechada há mais de um ano e meio para reformas. Com a participação de autoridades, militares e convidados, uma cerimônia foi realizada para marcar o evento, que incluiu o corte de uma fita inaugural e o retorno de diversas aeronaves à Base.
O aeródromo da Base Aérea de Offutt (KOFF) foi fechado em março de 2019, quando uma grande enchente cobriu quase toda sua pista e diversas instalações militares, com alguns pontos chegando a mais de dois metros de água. Antes da inundação, a pista de pouso já não apresentava boas condições, o que fez os engenheiros optarem por sua completa reconstrução. A crise global do COVID-19 atrasou a conclusão dos trabalhos, além de estourar o orçamento da obra.
O pouso inaugural na nova pista de 3.500 metros de Offutt AFB foi realizado pelo Boeing TC-135W Stratolifter, matrícula 62-4127, pilotado pelo General Mark Kelly, Comandante do Comando de Combate Aéreo.
Offutt é a sede de importantes unidades de inteligência e estratégia da USAF, como o Comando Estratégico dos EUA (USSTRATCOM), da 55th Wing, do Comando de Combate Aéreo (ACC), além da 557th Weather Wing. Durante todo o período que a pista ficou fechada, suas aeronaves e cerca de 750 militares foram deslocados para o Aeroporto de Lincoln, situado a cerca de 80 km de distância.
As operações no local remontam setembro de 1918, quando hospedou um campo de balão do Serviço Aéreo do Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Originalmente chamado Fort Crook, em 1924 foi renomeado em homenagem ao piloto Jarvis Offutt.
Por mais de 40 anos Offutt serviu como sede do antigo Comando Aéreo Estratégico (SAC) e abrigou os centros de comando terrestre e aéreo dos EUA em caso de guerra nuclear durante a Guerra Fria. Entre os importantes capítulos da sua história, em Offutt foram construídos os bombardeiros Boeing B-29 “Enola Gay” e “Bockscar”, responsáveis pelo lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial.
“Noventa e oito anos atrás, esse pedaço de grama e terra se tornou o Offutt Airfield. Gostaria de pensar que se o 1º Tenente Jarvis Offutt estivesse aqui hoje para ver este evento, ele ficaria muito orgulhoso. O que começou como uma pista de balão de 500 jardas agora tem 3.560 metros de comprimento. É realmente notável. Uma justa homenagem a um grande piloto e patriota do Nebraska”, disse o General Thompson.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO