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Atualização do sistema de REVO dos KC-46A da USAF adiado para 2025

10 de outubro de 2022
Atualização do sistema de REVO dos KC-46A da USAF adiado para 2025 (Fotos: USAF).
Atualização do sistema de REVO dos KC-46A da USAF adiado para 2025 (Fotos: USAF).

Atualização do sistema de REVO dos KC-46A da USAF adiado para 2025. A solução do problema do sistema de visão remota dos aviões-tanque KC-46 Pegasus sofreu mais um atraso. A USAF divulgou na sexta-feira (07), que o novo Remote Vision System 2.0 (RVS 2.0) não estará disponível antes de outubro de 2025.

A USAF e a Boeing atribuem o atraso adicional de 19 meses devido às complexas questões que envolvem a cadeia de suprimentos afetadas pela COVID-19, muito embora essa questão do RVS existisse muito antes de os problemas da pandemia.

Um KC-46 Pegasus reabastecendo um F-16 (Foto: USAF).
Um KC-46 Pegasus reabastecendo um F-16 (Foto: USAF).

“Nossa base industrial de defesa continua enfrentando problemas na cadeia de suprimentos e estamos vendo efeitos nos cronogramas de aquisição de sistemas tecnicamente complexos”, disse Andrew P. Hunter, Secretário Assistente para Aquisição e Logística da USAF.

No KC-46A o operador da lança (boom) fica posicionado em uma console na parte dianteira da cabine, e visualiza o reabastecimento através de telas do sistema RVS, que recebem imagens de uma série de câmeras instaladas na parte externa da aeronave. Esse sistema substitui o tradicional método de visualização direta através de janelas como tem os KC-135.

Posição do operador da lança REVO no KC-135, com visualização direta da aeronave receptora através de uma janela na parte traseira da fuselagem (Foto: USAF).
Posição do operador da lança REVO no KC-135, com visualização direta da aeronave receptora através de uma janela na parte traseira da fuselagem (Foto: USAF).

Desde 2019 a USAF tem conhecimento dos problemas do atual RVS, que apresenta falhas e escurecimento das imagens causadas sob certas condições de luz solar ou iluminação artificial. Essa situação pode causar problemas de percepção de profundidade para os operadores, que podem atingir acidentalmente as aeronaves receptoras, especialmente os caças e bombardeiros furtivos, cujo revestimento externo é sensível a alterações.

Console RVS do operador REVO no KC-46A (Foto: USAF).
Console RVS do operador REVO no KC-46A (Foto: USAF).

Apesar da falha não ter sido resolvida, recentemente o Pegasus foi liberado para missões operacionais em todo mundo, justamente porque os operadores aprenderam conviver com essas falhas.

A solução virá com a implementação do RVS 2.0, que inclui basicamente atualizações na resolução dos monitores e das câmeras. Além disso, o KC-46 precisa receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), que aumentou sua atenção nos equipamentos produzidos pela Boeing, depois de recorrentes falhas na suas linhas de montagens civil e militar.

Diversas câmeras na fuselagem do KC-46A fornecem as imagens do REVO para o operador da lança (Foto: USAF).
Diversas câmeras na fuselagem do KC-46A fornecem as imagens do REVO para o operador da lança (Foto: USAF).

O RVS 2.0 deveria estar operacional até 2024, entretanto agora a USAF disse que não estará pronto até o final de 2025, embora exista a possibilidade do cronograma ser adiantado. Atualmente a USAF tem cerca de 60 KC-46A em operação, que deverão receber as atualizações. Após implementado, o RVS 2.0 fará parte das novas aeronaves que deixarem a linha de montagem da fabricante.

@FFO

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