SpearUAV Viper — a munição encapsulada flutuante. A SpearUAV, uma empresa israelense desenvolvedora de tecnologia autônoma baseada em IA (inteligência Artificial) para UAS (Unmanned Aircraft Systems) encapsulados, está revelando o primeiro drone de ataque de precisão flutuante encapsulado e lançável: o Viper.
O novo UAS é voltado para capacitar as forças táticas com uma munição aérea precisa e autônoma (ALM — Autonomous Loitering Munition) contra alvos além do alcance visual (Beyond Line of Sight – BLOS). Aprimorando a proteção da força, a capacidade de pairar do Viper permite a observação aérea dos alvos — incluindo a capacidade de revisar prédios andar por andar — em ambientes urbanos complexos, ao mesmo tempo em que oferece recursos como o de abortar de missão. O sistema é robusto, compacto e portátil, podendo ser lançado sob demanda, com prontidão para missão de menos de um segundo, tanto em posições estáticas quanto em movimento.
Intuitivo e projetado para operação por um único usuário, o Viper requer treinamento mínimo. Capaz de operar em missões diurnas e noturnas, a visão computacional baseada em inteligência artificial para reconhecimento e rastreamento de alvos em tempo real permite uma interface com o usuário intuitiva e garantem danos colaterais mínimos.
Adaptado a todos os tipos de munição disponíveis hoje, o Viper é equipado com o Ninox GCS (Ground Control System), compatível com Android, Microsoft Windows e Linux. A arquitetura de sistema aberto integra-se perfeitamente aos sistemas C2 existentes.
“O sistema Viper é o desenvolvimento mais recente e avançado da SpearUAV”, diz o Coronel (Ret.) Gadi Kuperman, fundador e CEO da SpearUAV. “Ele combina todos os recursos necessários para um ataque preciso — lançamento em poucos segundos, a capacidade pairar lentamente para detectar e identificar alvos e ataque preciso com danos colaterais mínimos. Estamos orgulhosos que este sistema já tenha sido comprovado em campo”.
Fonte: SpearUAV.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS