Exército Indiano recebeu o primeiro helicóptero de ataque HAL LCH. O Exército Indiano recebeu oficialmente seu primeiro helicóptero de ataque HAL LCH (Light Combat Helicopter). A aeronave foi entregue em 29 de setembro, em uma cerimônia presidida pelo Tenente-General A. K. Suri, Comandante do Corpo de Aviação do Exército Indiano.
A informação foi divulgada nas redes sociais da Diretoria de Informações Públicas do Exército Indiano: “O Light Combat Helicopter (LCH) projetado e desenvolvido localmente, foi introduzido no Exército Indiano. A HAL entregou oficialmente o primeiro LCH ao Diretor Geral do Corpo de Aviação do Exército. A aeronave, altamente manobrável, aumentará significativamente a capacidade de combate.”
Recentemente o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS) aprovou um investimento de mais de US$ 500 milhões para a produção inicial de 15 LCH Prachanda, sendo cinco unidades para o Exército e dez para a Força Aérea. A HAL elaborou um cronograma para atingir a capacidade de produção máxima de 30 helicópteros por ano, buscando atender a produção de 145 unidades em oito anos, a partir da data de assinatura do pedido inicial de série. A IAF recebeu seu primeiro HAL LCH no início desta semana.
O Ministério da Defesa indiano informou que os LCH Prachanda das Forças Armadas serão implantados em unidades ao longo da fronteira com a China. Citando um oficial de defesa, o jornal The Hindu informou que o segundo helicóptero LCH será entregue ao Exército ainda neste mês de outubro.
Desenvolvido e produzido localmente pela HAL, o LCH Prachanda é um helicóptero de combate da classe de 5,5 toneladas, de alta manobrabilidade, alcance estendido (cerca de 500 km), excelente desempenho em altas altitudes (acima de 5 mil metros ou 16 mil pés). Sua performance foi aprimorada em uma extensa campanha de voos de testes nas bases de alta altitude que as Forças Armadas indianas mantém nas montanhas do Himalaia.
O LCH pode realizar missões de busca e resgate em combate (CSAR), destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD), operações de contra-insurgência (CI), combate contra aeronaves de baixa performance, como drones, entre outras. Para isso ele está equipado com um canhão Nexter M621 de 20mm, além de poder carregar mísseis ar-ar MBDA Mistral-2, ar-solo antitanque “Dhruvastra” e foguetes de 70mm.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO