Mais de 100 C-130H Hércules da USAF aterrados por suspeitas de falhas nas hélices. A USAF suspendeu temporariamente as operações da maioria dos seus Lockheed Martin C-130H Hércules devido a um problema com um componente do conjunto de hélices. O Comando de Mobilidade Aérea (AMC) informou ontem (30/09) que 116 aeronaves C-130H (de um total de 128) estão fora de serviço até inspeção e substituição dos componentes defeituosos.
Os C-130H mais antigos, e suas sub-variantes, em sua maioria compõem a frota da Reserva da USAF (AFRES) e da Guarda Aérea Nacional (ANG). Eles estão temporariamente aterrados desde terça-feira (27/09), até que passem por inspeções nos “propeller barrels” que apresentaram rachaduras em algumas aeronaves.
Em comunicado, o AMC disse que uma equipe de manutenção do Warner Robins Air Logistics Complex, na Geórgia, encontrou um vazamento persistente em uma hélice durante testes de motores de um C-130H que havia deixado uma revisão de grande porte. Esse conjunto de hélice inspecionado em oficina especializada, onde foi encontrada a rachadura no “propeller barrel”. Outras inspeções descobriram que mais dois conjuntos de hélices em outras aeronaves tinham o mesmo problema.
Diante disso, foi ordenada uma imediata inspeção visual em todos os C-130H com hélices do modelo antigo 54H60 e, em seguida, realizar análises metalúrgicas e de estresse. Após essas revisões, o AMC emitiu outra ordem para substituir imediatamente as hélices com defeitos.
Informações não oficiais relatam que a série de componentes defeituosos estão instalados em uma centena de C-130H, além de oito MC-130H Combat Talon, sete EC-130H Compass Call e um TC-130H. As restrições não afetam os C-130J e os C-130H equipados com conjuntos de hélices do sistema octapá NP2000.
Em pouco mais de três anos, esta é a segunda vez que um grande número de C-130H foi aterrado devido a problemas nas hélices. Em fevereiro de 2019, cerca de 60 C-130H da USAF foram temporariamente retirados de operação por várias semanas devido a suspeitas de fadiga de material nas pás de hélice fabricadas antes de 1971. A restrição foi levantada em poucas semanas, quando as hélices foram substituídas.
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