US DoD: Garmin G3000 para os F-5N+/F+ da USN. A Garmin International, Inc. informou que foi selecionada em 13 de setembro pelo Departamento de Defesa dos EUA para fornecer o Garmin G3000 para a empresa Tactical Air Support, Inc. (TacAir) como parte do programa de Reconfiguração de Aviônicos dos Northrop F-5N+/F+ do Departamento de Defesa denominado Avionics Reconfiguration and Tactical Enhancement/Modernization for Inventory Standardization (ARTEMIS).
O programa ARTEMIS da Marinha Americana está sendo executado pela Tactical Air Support, Inc. (Tactical Air) em 22 F-5 Tiger II (16 F-5E e 6 F-5F), todos recentemente adquiridos da Schweizer Luftwaffe (Força Aérea Suíça). As modificações planejadas incluem além de novos aviônicos, o retrofit da fuselagem e dos motores J85-21. Essas atualizações melhoram a segurança, a capacidade e a confiabilidade, ao mesmo tempo que resolvem os crescentes problemas de obsolescência. Após a atualização, os Tigers serão redesignados como F-5N + e F-5F +. A US Navy emprega os F-5N no VFC-111 (Key West) e o VC-13 (Fallon). Já o USMC possuiu uma unidade o VMFT-401 (Yuma).
Com o contrato assinado este mês, só confirmou o que já estava previsto. O será o painel dos F-5N+/F+ será idêntico ao usado pelos F-5AT da Tactical Air (G3000), que possui sistemas como HUD/HOTAS, computadores de missão com arquitetura aberta, que permitem a integração de um novo radar e RWR, IRST, datalinks e emprego de armas simuladas. O primeiro F-5N+ foi entregue em setembro de 2021.
A Tactical Air selecionou pela primeira vez o sistema aviônico Garmin G3000 para sua frota de treinamento de aeronaves adversárias F-5 em 2018. Este contrato mais recente se baseia no relacionamento estratégico da TacAir com a Garmin, agora servindo à frota do DoD de aeronaves adversárias F-5 pertencentes a US Navy e ao USMC. A arquitetura aberta e Comercial-Off-The-Shelf (COTS) do Garmin G3000 suporta a integração com uma ampla gama de equipamentos de missão, incluindo sensores, sistemas de miras montados em capacetes e radares AESA.
“É uma honra fazer parceria com a Tactical Air e ter nosso versátil cockpit integrado G3000 escolhido para o contrato ARTEMIS com o Departamento de Defesa”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin. “A Garmin está orgulhosa de ver nossas tecnologias integradas de cabine de comando, implantadas agora em mais de 25.000 aeronaves, também sendo adotadas pelas forças armadas dos EUA e aprimorando as capacidades de missão e segurança dos combatentes de nossa nação”.
“A Tactical Air está entusiasmada por ter o G3000 de ponta da Garmin no cockpit do F-5 AT”, disse RC Thompson, CEO da Tactical Air. “O convés de voo integrado da Garmin nos deu uma excelente solução COTS para a frota recentemente adquirida de aeronaves F-5 da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais para torná-los um caça adversário ainda mais capaz para nossos aviadores treinarem”.
O G3000 transforma o cockpit do F-5 colocando um display de grande área (WAD) e dois controladores de tela sensível ao toque. Essas atualizações trazem sistemas de segurança modernos e novos recursos táticos, além de resolver problemas de obsolescência e confiabilidade do sistema aviônico existente. O G3000 se conecta perfeitamente ao computador de missão existente no F-5, permitindo mapeamento avançado, recursos táticos de rádio, tela de radar e muito mais. A interface não proprietária, a interface homem-máquina (IHM) baseada em software e a integração da missão permitirão que o DOD implemente rapidamente novas tecnologias futuras, ao mesmo tempo em que fornece acesso ao que há de mais recente em comunicação comercial, navegação, vigilância/gerenciamento de tráfego aéreo (CNS/ATM).
A Tactical Air integrou o computador de missão L3Harris ForceX com uma ampla gama de sensores militares, equipamentos de comunicação e sistemas de armas na IHM de tela sensível ao toque G3000. Além disto, o sistema é compatível Óculos de Visão Nuturna, Terrain Awareness and Warning System (TAWS), Traffic Collision Avoidance System (TCAS) e Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B IN).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS