A Airbus venceu em maio um novo contrato de quatro anos para fornecer comunicações por satélite para missões civis e militares para a União Europeia (EU) e de seus estados membros. Este contrato foi concedido pela Agência Europeia de Defesa (EDA) não teve seus valores divulgados.
As soluções em comunicação via satélite desempenham um papel essencial nas missões civis e militares europeias de manutenção da paz e de segurança, bem como nas missões de desenvolvimento e de cooperação técnica e econômica.
O contrato UE SatCom Market abrange o fornecimento de comunicações via satélite (nas faixas de frequências C, Ku, Ka e L), venda e o aluguel de terminais, bem como o fornecimento de soluções, particularmente, em teatros de operações fora a UE. Para este contrato, a Airbus se uniu à Marlink, que fornecerá alguns desses terminais e serviços específicos das bandas L e Ku.
Precursora em soluções de telecomunicações para usuários militares e governamentais, a Airbus tem uma experiência única no fornecimento de comunicações satelital em escala global e em todas as faixas de frequências comerciais e militares (L, C, Ku, Ka, X e UHF). Estes serviços também podem beneficiar os operadores europeus de serviços essenciais.