Boeing e Red 6 podem lançar F-15EX e T-7A no metaverso. A Boeing começará a integrar a tecnologia da Red 6 em um avião de teste TA-4 Skyhawk no próximo mês, focando numa campanha futura de treinamento voltada para o metaverso.
Uma nova parceria entre a Boeing e a Red 6 poderá incluir instrução em um universo de realidade aumentada para o sistema de treinamento dos Boeing F-15EX Eagle II e T-7A Red Hawk, permitindo que pilotos voem em um ambiente de metaverso, com alas e inimigos virtuais enquanto voam em suas próprias aeronaves reais.
Sob um acordo conjunto anunciado na noite de 20/09, na conferência anual da Associação da Força Aérea, a Boeing e a Red 6 – uma startup de defesa com sede na Califórnia — trabalharão juntas para integrar a tecnologia da Red 6 a bordo do T-7A e F-15EX da Boeing.
“Vamos começar integrando alguns hardwares da Red 6 em uma de nossas aeronaves de teste em St. Louis”, disse Dan Gillian, vice-presidente de negócios do governo dos EUA da Boeing Global Services. “Vamos começar no próximo mês com o TA-4. Vamos aprender a trabalhar juntos visando a integração em plataformas como T-7 e F-15EX no futuro.”
Não há data prevista atualmente para à integração da tecnologia do Red 6 no T-7 e no F-15EX, mas as informações aprendidas durante os testes iniciais dirão como a Boeing irá avançar com financiamento interno adicional de pesquisa e desenvolvimento para este recurso. A Boeing planeja experimentar dois produtos Red 6: o Advanced Tactical Augmented Reality System (ATARS) e o Augmented Reality Command and Analytic Data Environment (ARCADE).
ATARS é o sistema atualmente em desenvolvimento que visa permitir que pilotos humanos experimentem elementos de realidade aumentada enquanto pilotam uma aeronave real, permitindo que o piloto ensaie reabastecimento aéreo com um navio-tanque virtual ou lute contra versões virtuais de caças chineses. O piloto usa um capacete equipado com um fone de ouvido de realidade aumentada, que projeta imagens virtuais no ambiente físico que o piloto pode ver pelo conopi. Enquanto isso, o ARCADE usa “visualizações 3D em tempo real” para ajudar os pilotos a visualizar missões durante o planejamento (briefing) da missão ou pós-missão (debriefing).
“Juntas, às duas tecnologias podem lançar as bases de um metaverso de treinamento dos pilotos, que está continuamente ativo e em evolução”, disse Daniel Robinson, fundador e CEO da Red 6.
A Boeing é a primeira fabricante de caças a fazer parceria com a Red 6, que está trabalhando com a Força Aérea dos EUA para integrar seu sistema ATARS com o treinador T-38C, previsto para ser concluída até o final do ano e entregue à Força Aérea em 2023.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital