Rússia envia Tu-214R para missões de inteligência eletrônica na Ucrânia. A Rússia está usando suas aeronaves de reconhecimento Tupolev Tu-214R na guerra com a Ucrânia. A informação foi divulgada pelos principais portais de notícias do país. De acordo com analistas militares russos, os Tu-214R foram enviados para a Ucrânia com o objetivo de mapear alvos e detectar estruturas militares de interesse ao comando de combate russo.
“Esta aeronave é capaz de detectar alvos como instalações militares, estações de radar, centros de comunicações, comboios de equipamentos militares entre outros, e transmitir suas posições em tempo real para os centros de comando em terra”, explicou uma fonte sob anonimato.
Desenvolvido a partir da plataforma do jato comercial Tupolev Tu-214 em 2009, a aeronave foi altamente modificada para cumprir missões de Inteligência, Reconhecimento e Vigilância (ISR), Inteligência Eletrônica (ELINT) e Inteligência de Sinais (SIGINT).
O Tu-214R voou pela primeira vez em 2011, e sua aceitação oficial ocorreu no ano seguinte. Apenas em 2013 foi apresentado publicamente, durante o salão aeronáutico MAKS, realizado em Moscou. Atualmente duas aeronaves (matriculadas 64511 e 64514) compõem a frota operacional das Forças Aerospaciais Russas (VKS), com uma terceira unidade encomendada.
As informações sobre as capacidades do Tu-214R são escassas, mas sabe-se que eles são equipados com radares omnidirecionais e laterais, equipamentos de reconhecimento eletrônico, e câmeras eletro-ópticas de alta definição. Fontes rusas afirmam que os sensores embarcados no avião detectam estações transmissoras e radares inimigos a cerca de 400 km de distância.
Fonte: RIA Novosti
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO