Delegação russa viaja para Nova York em um voo de doze horas. A Rússia enviou seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, para a Assembléia Geral da ONU, em Nova York. Para chegar aos Estados Unidos na noite de ontem (20), o avião com a delegação russa voou quase doze horas, em uma rota cheia de restrições e desvios.
Falando para a agência estatal TASS antes da viagem, Sergey Riabkov, vice-ministro das Relações Exteriores e número dois de Lavrov, disse que “a rota seria direta, mas devido ao espaço aéreo fechado por países hostis, a viagem demoraria cerca de 12 horas.”
O voo “RSD 008” foi realizado pelo Ilyushin Il-96-300, matrícula RA-96023, pertencente ao Destacamento de Voo Especial do Governo Russo (RSD). A aeronave decolou às 13:30 UTC do Aeroporto Internacional Vnukovo,(VKO/UUWW), em Moscou, e pouso no Aeroporto Internacional JFK (JFK/KJFK), em Nova York, às 01:20 UTC, quase doze horas depois de ter deixado a capital russa.
Diversas restrições de sobrevoo impostas pela União Européia e vários outros países como Reino Unido, Noruega, Canadá, etc, fizeram que os pilotos do jato de Lavrov planejassem uma rota muito maior do que habitualmente realizariam. O objetivo foi alcançar o espaço aéreo internacional, onde poderiam seguir livremente até seu destino final.
Normalmente um voo direto entre Moscou e Nova York dura cerca de 09h30 min, mas depois de 24 de fevereiro, quando Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia, tudo ficou mais complicado para os voos internacionais russos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO