VÍDEOS: bombardeiro Avro Vulcan sai da pista na Inglaterra. Um dos últimos bombardeiros britânicos Avro Vulcan ainda em condições de taxiar por meios próprios, sofreu um incidente na sexta-feira (16). Pertencente a uma instituição que o mantém em condições operacionais, a aeronave matriculada XM655, saiu da pista do aeródromo de Wellesbourne Mountford (EGBW), região central da Inglaterra, sem causar feridos.
A associação responsável pela aeronave, chamada “XM655 Maintenance and Preservation Society” (XM655MaPS), informou que o incidente ocorreu enquanto o Vulcan realizava uma corrida de alta velocidade sobre a pista 18/36 de Wellesbourne Mountford, como ensaio à uma apresentação que faria no domingo (18).Em virtude do incidente, o evento foi cancelado.
Em comunicado, a associação que mantém o XM655 informou que o mal funcionamento de um velocímetro foi a principal causa para o incidente. O instrumento, que havia sido previamente testado, apresentava velocidade abaixo da real, fazendo com que o piloto, Wing Commander Mike Politt, mantivesse os motores acionados em plena potência por aproximadamente dois segundos a mais que o previsto. Apesar dos freios terem funcionado perfeitamente, a distância não foi suficiente para a aeronave parar sobre a pista, vindo a sair para a área gramada, parando a poucos metros de uma estrada. Felizmente ninguém ficou ferido com o incidente.
Com a apoio de empresas locais, que cederam equipamentos e a ajuda de dezenas de voluntários do XM655MaPS, o velho bombardeiro aposentado foi removido do gramado e levado de volta para seu pátio de estacionamento em Wellesbourne, aparentemente sem avarias.
Fabricado em 1964, o XM655 é um dos três últimos Vulcan B.Mk2 produzidos pela Avro para a Royal Air Force (RAF), fazendo parte da força de dissuasão nuclear do Reino Unido nas décadas de 1960 e 1970. Desativado no final de 1983, ele passou para as mãos de proprietários civis que tinham intenção de mantê-lo voando, mas a autoridade aeronáutica civil do Reino Unido exigiu um rigoroso programa de manutenção e atualizações, que exigia um alto investimento, o que não foi realizado.
Como o XM655 ficou quase uma década parado em Wellesbourne Mountford acumulando dívidas com taxas de permanência, o administrador do aeródromo conseguiu a propriedade do jato na justiça, e assim formou-se a XM655MaPS, que mantém o bombardeiro em condições operacionais.
I went for a look, got a timelapse of it being pulled back (just missed it being pulled out of the dirt) pic.twitter.com/41mnL9iVl1
— Chris was once a Racer 🇺🇦 (@AracerRacer) September 18, 2022
Conforme a associação, o Vulcan XM655 é praticamente completo em termos de equipamentos instalados, incluindo o radar H2S, o radar de terreno (TFR – Terrain Following Radar) e os sistemas de identificação amigo ou inimigo (IFF – Identification Friend or Foe), bem como o conjunto completo de contramedidas eletrônicas (ECM – Electronic Counter Measures).
Apesar de não ter licença para voar, o XM655 é mantido em pleno funcionamento, inclusive os quatro potentes motores Bristol Olympus 301 e todos seus sistemas. Para angariar fundos e preservar o clássico bombardeiro, a associação recebe visitantes mediante a agendamentos.
Uma das principais atrações realizadas pela XM655MaPS, são os eventos “Fast Taxi”, realizados diversas vezes no verão, e que atraem centenas de visitantes. Neste show o XM655 é preparado e acionado como se fosse sair para uma missão, sendo o ponto alto é a corrida em alta velocidade sobre a pista, quando os espectadores podem sentir a potência do clássico bombardeiro (assista o vídeo abaixo).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO