• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KAI fecha a venda de 48 FA-50 com a Polônia

17 de setembro de 2022
KAI fecha venda de 48 FA-50 com a Polônia. Polônia irá se tornar mais um operado do Golden Eagle (Foto: ROKAF).
KAI fecha a venda de 48 FA-50 com a Polônia. Polônia irá se tornar mais um operado do Golden Eagle (Foto: ROKAF).

KAI fecha a venda de 48 FA-50 com a Polônia. A Korea Aerospace Industries (KAI), assinou um contrato de US$ 3 bilhões com o Governo da Polônia no dia 16 de setembro, como formalização de acordo básico de um acordo par compra de 48 FA-50 formalizado em 27 de julho de 2022.

A KAI assinou o contrato com a Agência de Armamento de Varsóvia como continuação do contrato assinado em julho para fornecer os caças ao país europeu, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Polônia. Os FA-50 substituirão os MiG-29. De acordo com o DAPA, 12 aviões serão entregues até o final do próximo ano, enquanto os demais aviões serão recebidos a partir de 2025.

Acordo inicial foi assinado em julho de 2022 para compra de 48 KAI FA-50 Golden Eagle (Foto ilustrativa: MD Polônia).
Acordo inicial foi assinado em julho de 2022 para compra de 48 KAI FA-50 Golden Eagle (Foto ilustrativa: MD Polônia).

“As aeronaves antigas serão substituídas pelas modernas aeronaves FA-50; será um salto geracional. Os FA-50 são da mesma geração dos F-16, o que fortalecerá significativamente a Força Aérea Polonesa”, disse Mariusz Blaszczak — Ministro da Defesa da Polônia em coletiva na cidade de Minsk-Mazowiecki. Desde a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, a Polônia forneceu armas e munições para ao Governo de Kiev e começou a comprar novos equipamentos para modernizar suas forças armadas para substituir os suprimentos enviados à Ucrânia. Na verdade, um dos objetivos da renovação é abdicar de equipamentos de origem soviética.

Os 48 FA-50PL, vão formar três unidades com 16 aeronaves cada. O FA-50 é a versão armada do TA-50. A Siły Powietrzne RP (Força Aérea Polonesa) passa ser a sétima força aérea empregar o FA-50/TA-50, juntando-se a Coreia do Sul, Filipinas, Iraque, Indonésia, Tailândia e Colômbia. Porém vale lembrar que a Colômbia, que escolheu o TA-50/FA-50 em 2022, deve rever a compra, face à assunção do novo governo que optou por cancelar todos as compras do governo anterior.

A Polônia informou em agosto que as aeronaves produzidas pela Korean Aerospace Industries (KAI) serão baseadas na 23ª Base Aérea Tática (23.BLT – 23. Baza Lotnictwa Taktycznego) em Mińsk. Atualmente a 23.BLT é a sede do 1º Esquadrão de Caça Tático (1. Eskadra Lotnictwa Taktycznego), equipado com os jatos soviéticos MiG-29A e MiG-29UB.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login