Bell propõe produzir AH-1Z na Coreia do Sul. A administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (Defense Acquisition Program Administration — DAPA) recebeu uma oferta oficial de transferência de tecnologia da fabricante do helicóptero de ataque AH-1Z no último dia 1º de setembro. A ideia é reverter a compra da DAPA do KAI MUH-1 em prol do AH-1Z, considerado o favorito dos Fuzileiros Navais sul-coreanos.
A Bell, fabricante do helicóptero AH-1Z Viper, enviou sua oferta à DAPA. A proposta envolve a colaboração tecnológica com a Korea Aerospace Industries Ltd (KAI) para a produção doméstica do Viper sob licença, semelhante ao que ocorreu com caça multifunção KF-16, uma versão coreana licenciada do Lockheed Martin F-16.
Esta não é a primeira vez que a Bell faz uma oferta de transferência de tecnologia para a DAPA. A DAPA ignorou dois e-mails enviados por Bell em outubro e novembro de 2021 que propunham a produção doméstica de Viper, ostensivamente porque as mensagens não eram endereçadas ao chefe da agência ou ao chefe da divisão de negócios de helicópteros da DAPA.
A terceira tentativa de Bell de chamar a atenção da DAPA representa uma potencial reviravolta na história, e vai de encontro a criticada decisão da agência de equipar o Corpo de Fuzileiros Navais da Coreia do Sul com 24 helicópteros de ataque domésticos. A agência anunciou em abril de 2021 que selecionou a variante de ataque do MUH-1 Marineon da KAI como o futuro helicóptero de ataque do Corpo de Fuzileiros Navais da Coreia. O acordo deve custar 1,6 trilhão de won (US$ 1,16 bilhão) e faz parte de um plano de aquisição maior para criar a primeira ala aérea do Corpo de Fuzileiros Navais, composta por um esquadrão de helicópteros de ataque e dois esquadrões de helicópteros utilitários de transporte Marineon.
A ala aérea operará a partir dos navios de assalto anfíbio da classe Dokdo da Marinha.
Porém, todos os helicópteros Marineon do Corpo de Fuzileiros Navais foram aterrados no final de 2018, após um acidente com cinco mortes. A KAI alega que os problemas com o rotor já foram resolvidos. A decisão de adquirir o Marineon armado sobre o Viper — o candidato preferido do Corpo de Fuzileiros Navais — levou a críticas de ninguém menos que o 19º comandante do serviço, o Tenente-General aposentado Lee Seung-do, que disse ao comitê de defesa da Assembleia Nacional em outubro de 2020 que o Corpo de Fuzileiros Navais “não quer uma variante armada do Marineon, mas um helicóptero de ataque que seja manobrável e com capacidade de sobrevivência”.
Durante sua campanha eleitoral, o presidente Yoon Suk-yeol prometeu que armaria o Corpo de Fuzileiros Navais com “armas com capacidades de batalha comprovadas”, levando alguns oficiais militares e observadores a se perguntarem se seu governo reveria na escolha anterior da DAPA. O Ministério da Defesa informou recentemente à Assembleia Nacional que precisa avaliar outros aspectos da proposta de Bell, como a extensão das transferências de tecnologia, manutenção e custos antes de rever a decisão do DAPA.
@CAS