Frota de 190 supersônicos T-38 Talon passará por inspeção pesada. Quase duas centenas de jatos treinadores Northrop T-38 Talon da USAF e US Navy passarão pelo programa de inspeção pesada chamado TRIM (Talon Repair Inspection and Maintenance). Trata-se de uma revisão em nível de depósito que visa substituir ou reparar importantes componentes dessas aeronaves, visando a garantia da sua vida operacional.
“Este programa é vital para manter a vida útil das aeronaves. A modificação do TRIM abordará questões relacionadas ao envelhecimento das fuselagens, visando impedir o aterramento das aeronaves antes da sua aposentadoria”, disse Bill Mickley, Gerente do Programa T-38.
A manutenção será realizada em 190 aeronaves T-38 da USAF e US Navy, nas instalações da Base Conjunta San Antonio-Randolph, no Texas. Estima-se que cada aeronave receberá mais de 6.000 horas de manutenção antes ser serem devolvidas às suas unidades de origem na USAF e na Escola de Pilotos de Testes da Marinha.
“O TRIM garantirá a disponibilidade necessárias das aeronaves para treinamentos dos pilotos até que a frota seja substituída pelos T-7A Red Hawk, o novo sistema avançado de treinamento de pilotos. A disponibilidade para a missão é a principal tarefa da área de manutenção que está implementando o TRIM. Essa revisão permitirá que o T-38 permaneça seguro ao longo da sua vida útil, estimada em 80 anos”, afirmou Mickley.
O supersônico T-38 Talon é um jato bimotor de treinamento usado em uma variedade de funções devido ao seu desempenho, características e facilidade de manutenção. Comando de Educação e Treinamento Aéreo é o principal usuário do Talon para treinamento especializado conjunto de pilotos, enquanto o Comando de Combate Aéreo, o Comando de Material da USAF e a NASA também usam os T-38A em várias funções.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO