USAF suspende restrições da frota CV-22 Osprey. Pouco mais de duas semanas após suspender todas as operações dos seus CV-22 Osprey, o Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC) suspendeu quaisquer restrições. A informação foi divulgada pela Tenente-Coronel Rebecca Heyse, Diretora de Comunicação Social do AFSOC.
A restrição foi iniciada em 16 de agosto, após dois incidentes envolvendo o sistema de embreagem dos motores das aeronaves, chamado “hard clutch engagement”. O dispositivo conecta a caixa de engrenagens do rotor ao motor, e seu mau funcionamento causava uma forte trepidação na aeronave.
Até esses incidentes mais recentes, a frota de CV-22 do AFSOC havia experimentado falha nesse sistema em apenas duas ocasiões em cinco anos. Não houve feridos nos incidentes, que levaram às aeronaves a fazer pousos não programados no local que estavam voando.
Conforme a Tenente-Coronel Heyse, o AFSOC ainda não identificou a causa raiz do problema, mas foram implementadas diretrizes para os tripulantes atuarem em casos de acionamento indevido do “hard clutch engagement”. Enquanto isso, uma força tarefa do AFSOC e da Bell Textron trabalham para resolver definitivamente o problema.
As novas diretrizes estão focadas nas operações, como por exemplo:
“Até que a causa raiz seja identificada e a solução implementada, o foco será mitigar as operações em regimes de voo onde os “hard clutch engagement” (HCE) possam acontecer, e garantir que nossas tripulações estejam melhor treinadas para lidar com esses eventos, se ocorrerem”, disse Heyse.
Além das diretrizes de mitigação, o AFSOC também forneceu pesquisas às tripulações do CV-22, tanto para avaliar sua compreensão do que fazer em casos de acionamento da HCE, quanto para que eles reportem possíveis soluções para o problema.
Os técnicos também estão realizando inspeções para verificar e comparar dados no sistema de informações de manutenção da USAF, para formar um banco de dados mais preciso em relação aos tempos de operação dos componentes do trem de força.
Como parte de um esforço de médio prazo, o AFSOC também está considerando substituir os componentes do trem de força após atingirem um certo número de horas de voo. O objetivo de longo prazo continua sendo identificar a causa raiz dos incidentes e descobrir uma solução material.
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