CV-22B Osprey da USAF “preso” em uma reserva natural na Noruega. Um CV-22B Osprey do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC) realizou um pouso de emergência no dia 12 de agosto, na reserva natural de Stongodden, situada na ilha de Senja, norte da Noruega. Desde então, o tiltrotor, matrícula 10-0053, do 7º Esquadrão do AFSOC, baseado em Mildenhall, Reino Unido, está preso no local.
De acordo com informações, o CV-22B teria sofrido uma pane de motor, que levou o piloto a realizar um pouso não programado no local. Como Stongodden é uma reserva natural de difícil acesso, o Osprey permanece no local aguardando uma definição sobre sua remoção. Militares dos EUA montaram acampamento para guardar a aeronave, que está impossibilitada de sair por meios próprios do local.
Autoridades locais, militares noruegueses e da USAF trabalham em conjunto no plano de remoção do Osprey, cuja operação estima-se que leve cerca de três semanas.
Está decido que a aeronave sairá do local sobre uma barcaça. Para levar equipamentos pesados até o local, sem danificar o terreno, será construído um caminho com placas protetoras no solo. Como o clima em Senja muda inesperadamente, transportar o pesado Osprey de 20 toneladas até a embarcação, sem desmontá-lo, será uma operação bastante delicada.
Este problema no motor da aeronave é um dos eventos que recentemente levou à suspensão temporária das operações de todos os 52 tiltrotors Bell Boeing CV-22 Osprey.
Fonte: NRK
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO