Seis UH-60 Black Hawk “bombeiros” para Portugal. A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai adquirir seis helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk integrá-los no seu corpo de bombeiros rural. O contrato (cujo valor ainda não foi especificado) foi firmado com a empresa americana Arista Aviation Services, empresa especializada na conversão do Black Hawk na versão contra-incêndio.
A compra irá incluir, além das aeronaves, o treinamento de seis pilotos e 21 mecânicos, além de manutenção técnica até 2026. As duas primeiras aeronaves serão entregues no início de 2023 (ou seja, a tempo da temporada de incêndios do próximo verão).
O UH-60s Black Hawks podem transportar até 12 bombeiros e respetivos equipamentos, e até 2.850 litros de água para descarga sobre as chamas. Segundo relatos, 81% do custo desses novos dispositivos será coberto pelo financiamento comunitário do PRR. Uma vez entregues, os Black Hawks irão complementar a frota portuguesa de cinco helicópteros monomotores AW119Mk.II (Koala) adquiridos da italiana Leonardo a partir de 2018 que servem na Esquadra 552.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS