US Navy impede iranianos de capturar embarcação USV no Golfo Pérsico. A Marinha dos EUA (USN – US Navy) impediu que um navio de apoio da Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGCN) capturasse uma embarcação de superfície não tripulada operada pela 5ª Frota dos EUA no Golfo Pérsico. Conforme o comunicado do Comando Central das Forças Navais dos EUA, a ação ocorreu na madrugada de 30 de agosto.
Enquanto transitava em águas internacionais por volta das 23:00 (horário local) de 29 de agosto, a 5ª Frota dos EUA observou o navio IRGCN Shahid Baziar rebocando um navio de superfície não tripulado (USV) Saildrone Explorer. O navio de patrulha costeira da US Navy USS Thunderbolt (PC 12) estava operando nas proximidades e respondeu imediatamente. A 5ª Frota também lançou um MH-60S Sea Hawk do Helicopter Sea Combat Squadron 26, baseado no Bahrein.
As ações tomadas pelas forças navais dos EUA resultaram na liberação da linha de reboque que prendia o navio iraniano ao USV da US Navy. Não ocorreu maiores incidentes na operação.
“As ações do IRGCN foram flagrantes, injustificadas e inconsistentes com o comportamento de uma força marítima profissional. As forças navais dos EUA permanecem vigilantes e continuarão a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita, promovendo a ordem internacional baseada em regras em toda a região”, disse o Vice-Almirante Brad Cooper, Comandante do Comando Central das Forças Navais dos EUA.
O Saildrone Explorer USV que o IRGCN tentou capturar é de propriedade do governo dos EUA e está equipado com sensores, radares e câmeras para navegação e coleta de dados. Esta tecnologia está disponível comercialmente e não armazena informações confidenciais ou classificadas.
A 5ª Frota dos EUA opera uma rede de sistemas tripulados e não tripulados de acordo com a legislação internacional. A integração de sistemas não tripulados e inteligência artificial nas operações da frota aumenta a vigilância marítima para as forças dos EUA e parceiros internacionais nas águas do Oriente Médio.
Fonte: USNF Central Command
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO