IMAGENS: Red Arrow sofre colisão com ave durante show aéreo. Um incidente ocorrido com um dos jatos dos Red Arrows, a esquadrilha de demonstração da Royal Air Force (RAF), interrompeu sua apresentação no último domingo (26/08), no encerramento do Rhyl Air Show 2022. Em comunicado, o esquadrão de demonstração aérea informou que um dos seus Bae Hawk sofreu danos significativos após colidir com uma ave em voo (birdstrike).
A equipe estava no final da apresentação, quando o BAe Hawk “RED 6” (matrícula XX278), teve o canopy quebrado com o impacto de uma ave. Imediatamente após a colisão, o piloto, Squadron Leader Gregor Ogston, deixou a formação e voou para o Aeroporto de Hawarden, acompanhado na ala pelo RED 7.
Após o pouso de emergência bem sucedido, foi observado que a ave colidiu com o canopy logo acima da posição do piloto, que por muito pouco não foi atingido diretamente pelo animal. Um comunicado foi postado pelos Red Arrows nas suas mídias sociais:
“Obrigado a todos no Rhyl Air Show deste fim de semana. Tivemos que terminar a exibição alguns minutos mais cedo depois que um de nossos jatos sofreu uma colisão com uma ave, danificando seu cockpit. Esse tipo de incidente não é incomum na aviação, portanto é extremamente bem treinado.”
“No caso do RED 6, toda a equipe respondeu perfeitamente, sem maiores riscos para o piloto e a aeronave. Feliz em informar que o jato pousou com segurança e o piloto está ileso. Obrigado por todos os votos de melhoras e muitas mensagens de apoio, perguntando sobre nosso piloto”, finalizou o comunicado.
Os últimos incidentes envolvendo colisão com aves em voo dos Red Arrows foram em 26 de agosto de 2021, quando o RED 5 foi forçado a pousar na RAF Marham, após colidir com uma ave, e em 24 de agosto de 2020, quando o RED 6 sofreu danos por birdstrike durante sobre Edimburgo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO