IAI recebe pedido da Itália para mais duas aeronaves SIGINT. As operações de Inteligência de Sinais (SIGINT) envolvem a interceptação da transmissão de comunicações entre pessoas (COMINT) ou de sinais eletrônicos (ELINT). Atualmente a maioria das Forças Aéreas tem aeronaves altamente modificadas e dedicadas para operações SIGINT, tendo em vista a grande vantagem estratégica obtida sobre o oponente, com a interceptação dos dados de inteligência.
Em 2012, a Aeronautica Militare Italiana (AMI) desativou sua plataforma SIGINT baseada em um antigo Alenia G222VS, matrícula MM62107 (c/n 4012). Para suprir a lacuna, em abril daquele mesmo ano, o governo arrendou da Lockheed Martin o Gulfstream III, matrícula civil N30LX (c/n 438), batizado como “Dragon Star”. Baseado no 14° Stormo (Ala), na Base Aérea Pratica di Mare, o jato SIGINT atuava sob um contrato de aluguel baseado em horas de operação, e sua tripulação era mista, composta por técnicos da Lockheed Martin e militares da AMI.
O “Dragon Star” era um Gulfstream altamente modificado para atuar como um banco de testes de reconhecimento de vigilância e inteligência, equipado com um sensor eletro-óptico e um link de dados terrestre, além de sistemas de coleta de dados COMINT/ELINT. Como parte do contrato, encerrado em novembro de 2013, a Lockheed Martin treinou os pilotos e técnicos italianos.
Com equipes treinadas, a AMI adquiriu duas aeronaves E-550A SIGINT próprias, baseados no jato executivo Lockheed Martin Gulfstream G550. Matriculados MM62293/14-11 (c/n 5429) e MM62303/14-12 (c/n 5454), eles foram entregues em 2016 e 2017 pela fabricante nos EUA diretamente para a IAI (Israel Aerospace Industries), responsável por instalar o sistema de radar multibanda de Alerta e Controle Antecipado (AEW&C). Após a conclusão da conversão, as aeronaves foram subordinadas ao 14° Stormo (Ala).
Em 2020, o Ministério da Defesa italiano publicou seu documento de planejamento plurianual para 2020-2022 (Documento Programático Pluriennale), mostrando um grande impulso em seu orçamento de defesa. Uma das prioridades foi a aquisição de plataformas C4ISTAR (Command, Control, Communication, Computers, Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance).
Como resultado dessa prioridade, 15 de dezembro de 2020, a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) aprovou uma possível venda militar estrangeira ao governo italiano de dois Gulfstream G550 CAEW.
Além disso, havia planos para comprar até oito novas aeronaves SIGINT da Lockheed Martin/Gulfstream, bem como construir um centro de manutenção dessas plataformas, com cerca de 200 empregos diretos, inclusive fornecendo serviços para terceiros. Esses planos reforçam a capacidade de SIGINT da Itália, à medida que a região do Mediterrâneo se torna um foco de tensões regionais como a Turquia, Egito combatendo na Líbia e a recente guerra na Ucrânia.
Em 07 de março de 2022, o primeiro exemplar, matrícula MM62329/14-13 (c/n 5581) foi entregue na Base Aérea de Pratica di Mare. Com este novo Joint Airborne Multi-Sensor Multi-Mission System (JAMMS), a AMI possui uma plataforma C4ISTAR equipada com modernos sensores para compartilhamento de informações em tempo real, bem como para o gerenciamento de combate no campo de batalha.
A IAI e a Itália assinaram um contrato de aproximadamente US$ 550 milhões para o fornecimento de mais dois G550, que serão semelhantes aos Gulfstream V “Nachshon Shavit” operados pela Força Aérea de Israelense.
Fonte: Scramble
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