Leonardo e Boeing entregam os primeiros MH-139A para USAF. No início de agosto de 2022, a USAF aceitou a propriedade de quatro aeronaves de teste Leonardo/Boeing MH-139A Gray Wolf — poucas semanas depois que a Boeing conseguiu a Certificação de Tipo Suplementar da Administração Federal de Aviação (FAA), passo necessário para que o MH-139A possa ingressar no processo de certificação militar.
O MH-139A é a versão militar do Leonardo AW139, proposto pela Boeing e Leonardo para substituir uma frota de 63 Bell UH-1N, que a USAF emprega como aeronaves de ligação, especialmente em bases de mísseis nucleares do meio-oeste e para cumprir missões VIP em Washington, DC. Ele será produzido na planta da Leonardo Helicopters na Filadélfia e militarizado pelo empreiteiro Boeing, também na Filadélfia.
A Boeing recebeu um contrato de US$ 2,4 bilhões em setembro de 2018 para até 80 helicópteros, sistemas de treinamento e equipamentos de apoio associados.
“Estamos entusiasmados que os quatro primeiros MH-139As tenham sido aceitos pela Força Aérea dos EUA”, disse Clyde Woltman, CEO, Leonardo Helicopters U.S. “Esta aeronave está bem posicionada para se tornar um importante ativo na defesa e segurança dos Estados Unidos. Quero agradecer especialmente ao programa combinado equipes da Leonardo e da Boeing, cujo trabalho e engenhosidade incansáveis tornaram isso possível.”
Antes da propriedade, a aeronave passou por rigorosos testes de aceitação conduzidos pelo Air Force Global Strike Command Detachment 7 and 413th Flight Test Squadron.
“O helicóptero 139 de Leonardo tem um impressionante pedigree de desempenho em múltiplas missões nos domínios civil, público e militar”, disse o Tenente-Coronel Josh Hallford, chefe do MH-139 Padronização e Avaliações MH-139 Test Detachment 7. “As redundâncias do sistema integrado e o desempenho físico da aeronave mostram um grande potencial para melhorar a infinidade de missões que foram cobertas pelo venerável Huey por tanto tempo. Estamos empolgados para testá-lo e descobrir o que ele realmente pode fazer”.
Frota de Leonardo/Boeing MH-139A da USAF
N675SH — c/n 41801/EMD-1 = futuro USAF 18–1001
N676SH — c/n 41802/EMD-2 = futuro USAF 18–1002
N677SH — c/n 41803/EMD-3 = futuro USAF 18–1003
N679SH — c/n 41804/EMD-4 = futuro USAF 18–1004
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS