Novo helicóptero AW169 da Polícia Civil do RJ (atualizado). O novo helicóptero AW169 da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC/RJ), subordinada à Secretaria de Estado da Polícia (SEPOL), recentemente passou por configuração de sistemas e equipamentos nas instalações da AEROMOT, em Porto Alegre (RS). A aeronave chegou ao Brasil em configuração civil, e nas instalações da empresa gaúcha foi reconfigurada para missões de Serviço Aeropolicial (SAER), como a instalação de blindagem, câmeras de monitoração, entre outros.
No último dia 26 de agosto, o AW169, matrícula PS-APC #05 (c/n 69135), realizou um voo local de aproximadamente 50 minutos a partir do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA/SBPA). Ele ainda passa pelo processo de recebimento, e dentro de alguns dias será oficialmente incorporado à frota da SEPOL.
O helicóptero em questão, é um dos três adquiridos com recursos do Governo Federal em 2018 através de Pregão Presencial gerenciado pelo Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro (GIFRJ), subordinado à Casa Civil da Presidência da República.
Através desta concorrência pública, o GIFRJ adquiriu o AW169 (PS-APC) e o AW119Kx (PR-JPC), ambos destinados à Polícia do Rio de Janeiro. O terceiro helicóptero, um AW169 matriculado PP-UBM (c/n 69137), será destinado ao Corpo de Bombeiros Militar do RJ (CBM/RJ), subordinado à Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC). Ele chegou nas instalações da AEROMOT no último dia 06/09, onde passa pela configuração para atender sua nova missão.
Portanto, essas três novas aeronaves da frota da SEPOL e SEDEC fazem parte do Legado da Intervenção Federal na Área da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO