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Collins conclui o pod de reconhecimento MS-110

24 de agosto de 2022
Collins conclui o pod de reconhecimento MS-110. O teste validou as capacidades do sistema para realizar missões de reconhecimento aéreo em ambientes contestados. (Foto: Collins Aerospace).
Collins conclui o pod de reconhecimento MS-110. O teste validou as capacidades do sistema para realizar missões de reconhecimento aéreo em ambientes contestados. (Foto: Collins Aerospace).

Collins conclui o pod de reconhecimento MS-110. A Collins Aerospace concluiu o teste final com o seu pod de reconhecimento MS-110 Multispectral Airborne Reconnaissance, conhecido também como Fast-Jet, integrado a um caça F-16. O teste de voo do sistema de reconhecimento aéreo multiespectral MS-110, foi realizado para um cliente internacional não revelado, mas que provavelmente ser a Força Aérea da Polônia. Além da Polônia, a USAF também adquiriu o sistema em 2021.

O teste validou a integração e a capacidade de voo, bem como o desempenho do sistema completo, limitando-se aos requisitos e envelopes de voo táticos do F-16. O sistema MS-110 oferece um alcance maior e uma área mais ampla de vigilância em ambientes contestados ou durante cenários de tempo de paz contra ameaças próximas, aumentando as capacidades de missão de reconhecimento aéreo.

O DB/MS-110 (Dual-Band 110-inch) é um sistema de reconhecimento tático do tipo LOROP (Long-Range Oblique Photography). Ele oferece imagens de alta resolução; imagens multiespectrais avançadas para detectar alvos; cobertura de área ampla em alta resolução; planejamento/replanejamento flexível para mudanças em tempo real em situações operacionais dinâmicas e o software SCi-Toolset para ajudar os usuários finais a extrair crítica das imagens.

Collins Aerospace MS-110 representa a próxima geração em sistemas de reconhecimento aerotransportado. O pod DB-110 dual band, capaz de captar imagens de dia e a noite, em área ampla, com cobertura e captação de imagens de longo alcance. O sistema MS-110 fornece vantagem da inteligência sobre o legado sistemas usando:

O sensor é compatível com caças F-16, F-15, F/A-18 e Gripen, entre outras, com aeronaves de transporte C-130, aeronaves de MPA, ISR e UAV tipo MALE, como MQ-9B. Para aplicações UAV, o sensor e aviônicos/sistemas de suporte estão alojados em uma cápsula leve.

Os F-15, F-16 (foto) e Gripen estão entre as plataformas habilitadas para uso do MS-110. NA foto u F-16C da Polônia com o MS-110 (Foto: Força Aérea da Polônia).
Os F-15, F-16 (foto) e Gripen estão entre as plataformas habilitadas para uso do MS-110. NA foto u F-16C da Polônia com o MS-110 (Foto: Força Aérea da Polônia).

A diretora e gerente geral da Collins Aerospace Airborne ISR Solutions, Lora Magliocco, disse: “A inteligência precisa e confiável que pode ser compartilhada ao nível nacional e de coalizão é fundamental para o sucesso da missão no espaço de batalha de Comando e Controle de Todos os Domínios (JADC2). A conclusão bem-sucedida deste teste demonstra a prontidão dos sistemas MS-110 para oferecer suporte a clientes em todo o mundo”.

@CAS

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