VC-99 da FAB transportou o coração de D. Pedro I de Portugal para o Brasil. Pousou na Aérea de Brasília (DF), na manhã de segunda-feira (22/08), o VC-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) procedente da cidade do Porto, em Portugal, trazendo o coração de D. Pedro I, para as comemorações do Bicentenário da Independência.
Com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, representantes da Casa de Bragança e demais autoridades, foi realizada uma pequena cerimônia com honras de chefe de estado para recepcioná-lo. É a primeira vez que o coração deixa Portugal desde a morte de Dom Pedro I, em 1834.
O recipiente com o coração de D.Pedro I será o objeto central de uma exposição no Itamaraty, colocado em uma vitrine especialmente preparada por técnicos portugueses. Nos dias de semana, a exposição ficará aberta à visitação de estudantes, especialmente da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nos fins de semana, será aberta ao público em geral, mas será necessário agendamento, cujas orientações deverão ser disponibilizadas no portal do Itamaraty.
Antes de morrer, Dom Pedro I pediu à mulher que seu coração fosse embalsamado e doado à cidade do Porto como agradecimento pela resistência da população durante o cerco da cidade em 1833. Na época, seu irmão, Dom Miguel, queria reinar reinar em Portugal, mas foi derrotado.
O coração está submerso em líquido conservante em um recipiente fortemente protegido, guardado na capela principal da igreja da Irmandade da Lapa, no Porto. Para deixar o país, a Universidade do Porto emitiu um laudo técnico atestando a viabilidade da viagem e a Câmara Municipal teve de aprovar em votação.
O coração do primeiro Imperador do Brasil, de cuja família – a Casa de Bragança – tem origem o verde de nossa Bandeira Nacional, deverá retornar para Portugal em 08 de setembro, um dia após as cerimônias dos 200 anos da Independência do Brasil.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO