GA-ASI irá fornecer o EMALS do futuro Porta-Aviões Francês. O governo dos Estados Unidos anunciou a adjudicação de um contrato no valor de quase €9 milhões à empresa General Atomics (GA-ASI) para o desenvolvimento do sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS — Electromagnetic Aircraft Launch System) e do sistema avançado de recuperação de aeronaves (AAG — Advanced Arresting Gear) para a nova geração de porta-aviões francês ou Porte Avions de Nouvelle Generation (PANG).
O contrato “prevê o desenvolvimento de um subsistema de lançamento de dois ou três motores e uma configuração personalizada de duas unidades de armazenamento de energia para o sistema de lançamento eletromagnético da aeronave”, diz a nota do Pentágono.
Vale lembrar que uma catapulta eletromagnética funciona com um motor de indução eletromagnética linear (LIM), cuja potência é ajustada ao peso da aeronave a ser lançada. o EMALS gera um campo magnético que aciona um carrinho móvel no qual está fixada a aeronave a ser catapultada. Assim, uma grande quantidade de energia elétrica é consumida em poucos segundos. Além disso, para atender a demanda, o sistema EMALS utiliza volantes, cada um com capacidade de armazenar até 100 megajoules e recarregar em menos de um minuto.
Essas catapultas têm várias vantagens sobre as catapultas a vapor: elas colocam menos esforço físico nas fuselagens das aeronaves, são mais eficientes em termos energéticos, produzem menos ruído e são mais fáceis de manter. Em princípio, e a julgar pelo anúncio publicado pelo Pentágono, ainda não foi decidido o número de catapultas eletromagnéticas que o futuro porta-aviões francês vai equipar. O valor adjudicado é apena inicial, pois o custo do projeto é estimado de US$1,3 bilhão (€1,18 bilhão), segundo a Cooperação em Segurança da Defesa (DSCA) dos EUA. Inicialmente, o PANG deveria ser equipado com dois EMALS. Mas em abril, a Marinha Francesa divulgou um vídeo sugerindo que uma configuração com três catapultas estava planejada.
O futuro navio-capitânia do Marine Nationale (Marinha Francesa) pretende substituir o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle (R91) por volta de 2038. O PANG será muito maior em comparação com o Charles de Gaulle. Terá 300 metros de comprimento, 80 metros de largura e 75.000 toneladas de deslocamento.
O primeiro corte de aço está previsto para 2025, enquanto os testes de mar estão programados para começar em 2036 e o comissionamento com a Marinha francesa em 2038, o que corresponde a data prevista para o descomissionamento do Charles de Gaulle. A futura ala aérea embarcada consistirá de 32 aeronaves de caça de última geração com dois a três E-2D Hawkeyes e um número ainda a ser determinado de sistemas aéreos de combate não tripulados (Unmanned Combat Aerial Systems — UCAS) e helicópteros.
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