Exército Iraquiano reativa drones de combate chineses CH-4. O Comando de Aviação do Exército Iraquiano (IAAC) voltou a operar seus drones de combate (UCAV) chineses CH-4. O anúncio foi divulgado em 08 de agosto de 2022, durante uma inspeção do ministro da Defesa, Juma Enad Saadoun, à Base Aérea de Balad, sede do IAAC.
O Ministério da Defesa iraquiano divulgou um vídeo mostrando o ministro da Defesa iraquiano Saadoun assistindo a uma exibição da Estação de Controle Terrestre (GCS). Aparentemente o CH-4 estava armado com um míssil ar-terra guiado por laser AR-1 e uma bomba guiada FT-9.
Em uma declaração, Saadoun disse que em 2015 os CH-4 UAV desempenharam um papel importante na guerra contra as milícias terroristas do Daesh, porém foram temporariamente armazenados dois anos depois devido a itens de manutenção vencidos na época.
Em 2021 foi celebrado um cm contrato de manutenção com o fabricante chines, possibilitando o retorno dos CH-4 ao serviço ativo. Os trabalhos de reativação da frota iniciaram no último mês de julho.
Não há informação pública de quantos CH-4 o governo iraquiano comprou em 2015. Entretanto, o comando da coalizão internacional que combate o Daesh no Iraque, sob a liderança dos EUA, informou que em 2019 o Iraque tinha aproximadamente 10 CH-4, porém apenas um estava operacional devido a problemas de manutenção. Posteriormente todos foram aterrados por pendências de manutenção.
Durante a inspeção na Base Aérea de Balad, o ministro da Defesa iraquiano também assistiu a uma demonstração de drones ScanEagles, lançados por trilho e recuperados usando um gancho. Um dos ScanEagles apresentados está equipado com câmeras duplas de alta definição EQ950, permitindo que um objeto de interesse seja monitorado em zoom, enquanto a outra – grande angular – mantém uma visão situacional do ambiente.
Conforme noticiamos no último mês de junho de 2022, o Ministério da Defesa do Iraque anunciou que o primeiro voo do jato de treinamento de ataque leve sul-coreano KAI T-50IQ da Força Aérea Iraquiana (IQAF).
Fonte: MD Iraque
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO