ROKAF: Base aérea de Daegu será realocada até 2030. Base Aérea de Daegu (K-2) da Republic of Korean Air Force (ROKAF) será transferida para uma área ao norte, próxima as atuais instalações, até 2030 em um projeto estimado em 11,4 trilhões de won (8,6 bilhões de dólares).
Os militares da Coreia do Sul anunciaram no dia 18 de agosto um plano para realocar sua base aérea da região sudeste de Daegu para a área próxima às cidades de Uiseong e Gunwi, ambas na província de Gyeongsang do Norte, até 2030 em um projeto de 11,4 trilhões de won (US$8,6 bilhões).
De acordo com o plano, os militares irão realocar várias unidades do Exército e da Força Aérea da Coreia do Sul, atualmente estacionadas na base, para as novas instalações, que também irão abrigar unidades das Forças dos EUA na Coreia (USFK — United States Forces Korea). A ROKAF possui três unidades de Caça equipadas com Boeing F-15K em Daegu (RKTN): 102rd FS, 110th FS e 122nd FS.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul planeja entregar a atual base aérea à cidade de Daegu, situada 237 quilômetros a sudeste de Seul, em troca da área onde será construído o novo complexo militar com o total de 16,9 quilômetros, que também será um aeroporto internacional.
O MoD Sul-coreano disse que elaborou o “plano básico” a partir de consultas com agências governamentais e as autoridades militares dos EUA para a criação do anteprojeto. Daegu e sua província vizinha há muito pressionam por um novo aeroporto que será usado por militares e civis. O plano é fechar o atual Aeroporto Internacional de Daegu e a Base Aérea de Daegu — ambos dividem o mesmo espaço, devido às reclamações contínuas de moradores locais do ruído e da poluição sonora promovida pela aeronaves.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS