Chile incorpora oficialmente seus dois E-3D Sentry. A Força Aérea do Chile (FACH) incorporou oficialmente nesta sexta-feira (19/08) seus dois novos Boeing E-3D Sentry Mk1, adquiridos do Reino Unido. Uma cerimônia foi realizada na na sede da 2ª Brigada Aérea, na Base Aérea de Pudahuel, em Santiago, com a presença da Ministra da Defesa Maya Fernández Allende, do Comandante da FACH General Arturo Merino Núñez e da Embaixadora Britânica no Chile Louise De Sousa.
Durante o evento foi apresentada a aeronave FACH 905 (ex-RAF ZH103), já ostentando as marcas e títulos chilenos. No total o Chile adquiriu três aeronaves, sendo dois operacionais (FACH 905 e FACH 906) e um terceiro que servirá como spare fornecendo peças e componentes para a frota operacional.
Em nota, a FACH disse que a incorporação dessas aeronaves permitirá a substituição do Boeing EC-707 “Cóndor”, que esteve em operação por mais de 25 anos e foi recentemente descomissionada após o final da sua vida útil operacional. Desta forma, a Força Aérea recupera rapidamente as capacidades de alerta, comando aerotransportado e controle.
O E-3D Sentry utiliza como base a plataforma de uma aeronave Boeing 707 na qual estão integrados um radar e vários sistemas de missão, permitindo ao Chile acessar procedimentos, doutrina e conhecimentos avançados em Sistemas de Alerta Antecipado e Controle Aéreo (AWACS – Airborne Warning and Control System), que contribuem para controle e segurança do espaço aéreo.
“Muito importante para o Chile, para a defesa de nossa soberania e também porque dará apoio vital em outras tarefas em tempos de paz”, disse a Ministra da Defesa Maya Fernández Allende.
“Hoje é um dia muito importante para a Força Aérea do Chile, porque recuperamos uma capacidade que havíamos perdido com o Cóndor, que foi desativado por obsolescência. Então a chegada da aeronave Sentry nos permite manter o controle do espaço aéreo e também contribuir com nossos meios versáteis em outros tipos de operações em apoio direto à comunidade”, salientou o General Arturo Merino Núñez, Comandante da FACH.
Cabe ressaltar que esta plataforma poderá ser utilizada nas diversas operações realizadas pela FACH, otimizando assim a utilização dos meios de combate aéreo. Além disso, permitirá ampliar o controle do espaço aéreo do Chile, um dos maiores do mundo, exigindo aeronaves com sistemas e autonomia de voo que lhe permitam se deslocar e permanecer operando em territórios distantes como a Ilha da Páscoa e a Antártica.
O Boeing E-3D Sentry AEW Mk1, montado em uma plataforma Boeing 707 e equipado com quatro motores CFM56-2, possui um radar rotativo AN/APY-2, com sistemas que são operados por uma tripulação de 12 a 14 pessoas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO