Novo EC-37B Compass Call da USAF segue avançando. Muito além das armas convencionais, a guerra moderna dispõem de sofisticados equipamentos que visam o espectro eletromagnético do inimigo, na chamada “Guerra Eletrônica” (EW — Eletronic Warfare). O objetivo é interceptar ou interromper as comunicações de voz do inimigo, bem como seus sinais de radares, sistemas de navegação e controles de determinados objetivos remotos.
Como um das mais bem equipadas Forças Armadas do mundo, os Estados Unidos dominam o cenário da EW, tanto que está preparando sua mais nova plataforma aérea destinada a este segmento, o EC-37B Compass Call. O novo jato irá substituir os atuais envelhecidos EC-130H Compass Call, baseados na célula do clássico C-130H Hércules.
Recentemente o protótipo do EC-37B visitou a Base Aérea Davis-Monthan, em Tucson, Arizona, sede do 55th Electronic Combat Group (55th ECG), unidade da USAF responsável por operar as atuais plataformas Compass Call.
O novo EC-37B é baseado na plataforma do jato executivo de longo alcance Gulfstream G550, altamente modificado pelas empresas contratadas L3Harris e BAE Systems para cumprir suas futuras missões militares.
Os sistemas embarcados no EC-37B permitirão que as comunicações do inimigo sejam interrompidas, isolando as capacidades de compartilhamento de informações. Além disso, realizarão missões de ataques eletrônicos e inteligência, visando interceptar comunicações para coleta e analise dados, para entender os movimentos futuros no campo de batalha.
Para essas missões, há mais de quatro décadas a USAF dispõem de uma frota de EC-130H, que são constantemente modernizados para mantê-los atualizados conforme as necessidades do campo de batalha. Apesar disso, as células dos atuais Hércules estão chegando ao final da vida útil, e suas limitações operacionais mostraram a necessidade de substituição.
Assim, o EC-37B voa mais alto e mais rápido que os antigos Hércules, ampliando o raio de ação dos ataques eletrônicos e reduzindo o risco de exposição às defesa antiaéreas. Além disso, de acordo com a BAE Systems, o avião terá amplas possibilidades de atualização.
O EC-37B realizou o voo inaugural em outono do ano passado. A previsão é que até 14 aeronaves sejam recebidas pela USAF, com a cinco primeiras unidades esperadas durante o ano de 2023.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO