Rússia implanta mísseis hipersônicos no báltico. Três caça-bombardeiros russos Mikoyan-Gurevich MiG-31K pousaram na base aérea de Chkalovsk, na região de Kaliningrado. Os militares russos disseram nesta quinta-feira (18/08) que enviaram as aeronaves armadas com mísseis hipersônicos Kh-47M2 Kinhzal para a região de Kaliningrado, como uma medida estratégica.
A chegada dos MiG-31K a fronteira com a OTAN, ocorre em meio à crescente tensão com o Ocidente, fruto da insegurança e a ameaça russa gerada com a invasão da Ucrânia por Moscou. O Ministério da Defesa da Rússia disse que três caças MiG-31K com mísseis hipersônicos Kinzhal chegaram à base aérea de Chkalovsk, no território do Mar Báltico, como parte de “medidas adicionais de dissuasão estratégica”.
O ministério disse que as aeronaves serão colocadas em alerta nas 24 horas/Dia. Fotos divulgado pelo ministério mostrou os MiG-31K chegando à base, mas não carregando os mísseis, que foram aparentemente entregues separadamente. A implantação de mísseis Kinzhal em Kaliningrado, quando a campanha da Rússia na Ucrânia se aproxima do sexto mês, parece destinada a mostrar a capacidade russas de ameaçar os ativos da OTAN em outras frentes. A região faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, membros da OTAN.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CS