USAF deixa no solo sua frota de CV-22B Osprey. O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC — Air Force Special Operations Command) suspendeu por tempo indeterminado as operações de sua frota de 52 tiltrotors Bell Boeing CV-22 Osprey, devido à recente série de incidentes envolvendo a aeronave.
A USAF aproveitará a interrupção das operações para examinar os problemas do sistema de transmissão da aeronave, que está “patinando” por motivo ainda não determinado.
“Até o momento, não houve feridos ou fatalidades, devido em grande parte à habilidade e profissionalismo das unidade aéreas que operam o CV-22. A segurança de nossos aviadores é de extrema importância, e, é por isso, que nenhum CV-22 do AFSOC voará até que determinemos a causa dos problemas e as medidas de controle de risco estejam em vigor” — Tenente-Coronel Rebecca Heyse, diretora do AFSOC.
“Desde 2017, houve quatro incidentes com a transmissão em voo do Osprey, com dois deles ocorrendo nas últimas seis semanas”, acrescentou Heyse. Esses dois acidentes ocorreram com o USMC e resultaram na morte de nove fuzileiros navais dos EUA. O primeiro acidente ocorreu em 18 de março, quando um MV-22B Osprey do USMC caiu perto de Bodo, na Noruega, durante o exercício Cold Response. A segunda ocorreu em 10 de junho, quando cinco fuzileiros navais morreram a bordo do VM-22B que caiu perto de Glamis, Califórnia.
Após o acidente na Califórnia, a Marinha ordenou uma “pausa de segurança na frota de MV-22B” para revisar as práticas de gerenciamento de risco e realizar treinamento sobre processos de gerenciamento de ameaças e erros. A US Navy continuará a empregar o CMV-22B Osprey — nova versão COD [Carrier Onboard Delivery]), mas está “consciente dos problemas que afetam a frota CV-22 da USAF e está monitorando de perto os CMV-22 para evitar incidentes semelhantes”.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS