Tempest e F-X terão fuselagem comum. O desenvolvimento conjunto de um caça de última geração para o Japão e o Reino Unido provavelmente envolverá uma estrutura da fuselagem comum. Os arranjos para integrar os planos de desenvolvimento estão em fase final. Os dois governos tomaram a decisão após concluir que o desenvolvimento conjunto de uma estrutura comum vai reduzir os custos, uma vez que os requisitos de desempenho tanto para a Japan Air Self-Defense Force (JASDF) quanto para a Royal Air Force (RAF) são quase idênticos.
O governo japonês incluirá os custos relacionados na solicitação de orçamento para o ano fiscal a partir de abril de 2023 e decidirá sobre a visão geral do desenvolvimento até o final deste ano. O Japão planeja introduzir o caça de próxima geração em meados da década de 2030, quando os Mitsubishi F-2 começarão a ser retirados de serviço. O objetivo é desenvolver uma aeronave furtiva, equipada com radar e sensores de alto desempenho, capaz de operar com um grande número de drones de combate (loyal wingman).
Inicialmente, o Japão buscou apoio para o seu novo caça (FX) da empresa de defesa americana Lockheed Martin Corp., mas os arranjos enfrentaram dificuldades. O Reino Unido já tinha um plano para trabalhar com a Itália e a Suécia para desenvolver o Tempest como o sucessor de seu principal Eurofighter Typhoon, com implantação prevista para 2035.
Posteriormente, Tóquio e Londres concordaram que seria apropriado que os dois governos desenvolvessem a mesma fuselagem porque buscam quase os mesmos requisitos de desempenho para a aeronave, que também será desenvolvida no mesmo período. O esforço conjunto também deve reduzir os custos estimados em mais de ¥1 trilhão e melhorar a eficiência da produção. A Itália também está considerando participar do projeto conjunto Japão-Reino Unido.
A Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. e a BAE Systems provavelmente assumirão a liderança no desenvolvimento, supervisionando o projeto. Aeronaves italianas devem contar com a participação da Leonardo SpA. Espera-se que a Mitsubishi Electric Corp. e a subsidiária da Leonardo no Reino Unido produzam o radar. A japonesa IHI Corp. e a Rolls-Royce serão responsáveis pelo desenvolvimento do motor.
Londres está assumindo um papel militar maior na Ásia como parte de uma “inclinação” estratégica para o Indo-Pacífico, e Tóquio está expandindo a cooperação de defesa para além de Washington. A política do Japão, pressionada pelo falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe para fortalecer a mão de Tóquio em relação à vizinha China, assumiu uma nova urgência após a invasão russa da Ucrânia. A mudança para um parceiro europeu ocorre em um momento em que os gastos com defesa do Japão estão aumentando, com um orçamento que deve dobrar na próxima década, à medida que o primeiro-ministro Fumio Kishida mantém a agenda de segurança como prioridade.
A futura aeronave de combate multinacional BAE Systems Tempest, é um projeto bilionário ainda em fase embrionária. O seu desenvolvimento está sob a responsabilidade de um grande consórcio multinacional europeu chamado “Team Tempest”, constituído pelos governos do Reino Unido (líder), Itália e Suécia, e um grupo de empresas destes países, sendo a BAE Systems, Leonardo UK e Itália, Rolls Royce, MBDA UK e Itália, Elettronica, Avio Aero, e Saab e GKN Aerospace. Previsão é que o FCAS Tempest entre em operação entre 2035 e 2040.
Em novembro de 2020, o Ministério da Defesa do Japão assinou um contrato de US$40 bilhões com a MHI para o desenvolvimento do novo caça FX de próxima geração. A empresa deverá construir o primeiro protótipo da nova aeronave até 2027, e iniciar a produção em série a partir de 2031. O novo FX deverá substituir cerca de 90 caças Mitsubishi F-2 da JADSF, desenvolvidos na década de 1990 em conjunto com a Lockheed Martin, que será uma das subcontratadas da MHI para o desenvolvimento da tecnologia stealth para o futuro FX.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS