USSOCOM encomenda UAV para missões ISR e ASW. O U.S. Special Operations Command (USSOCOM) sediado na MacDill Air Force Base — Flórida, anunciou no final de julho um contrato de US$ 30,5 milhões para a chamada Área-I para a aquisição da aeronave não tripulada Agile-Launch Tacically-Integrated Unmanned System (ALTIUS) fabricada pela LCC, com sede em Marietta — Geórgia. O objetivo é atuar em missões ntelligence, Surveillance, and Reconnaissance (ISR) e Anti-Submarine Warfare (ASW).
A família de UAV ocultos ALTIUS vem em três variantes: o ALTIUS-500 que é lançado a partir de caixas de lançamento tipo sonobóias de tamanho A por bordo de helicópteros da US Navy e aeronaves de asa fixa; o ALTIUS-600 lançado por um tubo de ar; e o ALTIUS-900 de alta resistência e alcance, que pode ser lançado de raques (pilones) de bombas de aeronaves militares de asa fixa.
O UAV ALTIUS-500 foi projetado para ser armazenado e lançado a partir de caixas de lançamento de sonobóias de tamanho A, a partir aeronaves e helicópteros de guerra anti-submarina (ASW). Ele pode executar missões ASW de altas altitudes, porque pode implantar um detector de anomalia magnética para detectar a assinatura de um submarino.
O ALTIUS-600 é um UAV lançado por tubo que pode ser acionado do ar, mar e solo a partir de sistemas como o Common Launch Tube (CLT — Common Launch Tube), Sistema de Lançamento Pneumático Integrado (PILS — Pneumatically Integrated Launch System) e outros sistemas de lançamento. Possui um sensor ou pacote de carga útil para missões ISR e pode ser lançado de aeronaves de asa fixa como C-130A, AC-130J e P-3; o helicóptero SH/MR-60 (ASW), aeronaves civis e veículos terrestres. O ALTIUS-900 é semelhante ao ALTIUS-600, mas com maior resistência, sistema de energia de última geração e interfaces com raques de bombas da classe de 14 polegadas e 1.000 libras.
Este contrato inclui cargas e sistemas de missão para reconhecimento e treinamento, sistemas de logística, engenharia, teste e medição e outros serviços em apoio ao Escritório de Contratação da Diretoria de Integração de Aviação do Comando de Operações Especiais dos EUA. Neste contrato, a Area-I fará o trabalho em Marietta, Geórgia, que deve ser concluído em julho de 2027.
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