Nova estimativa de custos para conversão de 33 caças F-22 Raptor . Até meados de setembro, a USAF terá uma previsão de quanto custaria converter os 33 caças de treinamento F-22 Raptor Block 20 para versão operacional. O valor deverá ser “um número importante”, disse o Brigadeiro General Dale White, Diretor Executivo do Programa de Caças, em recente entrevista.
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Lockheed Martin para entregar a nova estimativa de custos nos próximos 30 dias”, disse White na conferência Life Cycle Industry Days de Dayton, Ohio, em 12 de agosto.
Em sua solicitação de orçamento fiscal de 2023, a USAF pediu ao Congresso a permissão para aposentar os 33 F-22 Block 20, usados para treinamento, e que não estão na atual configuração operacional 3.2B Block 30/35. Os legisladores orientaram a USAF para atualizar os jatos para a configuração operacional, a fim de ampliar a capacidade de combate.
Em maio, o secretário da USAF, Frank Kendall, disse ao Senado que o projeto de atualização custaria cerca de US$ 2 bilhões, ou aproximadamente US$ 50 milhões por aeronave. No entanto, White disse que esse número foi baseado em uma estimativa de 2019.
“Estamos no processo de validar isso e ver o que mudou. Não temos os dados atuais. Nós analisamos isso ao longo dos anos. Este é um momento muito diferente em termos de cadeia de suprimentos e inflação”, disse White.
White disse que teme que o Congresso não levará em conta que o custo não fica apenas em atualizar os jatos. “Quando você pensa sobre as operações e futuras atualizações da frota F-22 até o final da década, você deve envolver mais esses 33 jatos além da frota atual de jatos de combate.” Se os 33 Block 20 em questão permanecerem na frota, “tenho 33 jatos adicionais os quais tenho que melhorar sensores, instalar novos pods de baixo arrasto e outros novos recursos.”
Para operar os 33 jatos, White disse que recursos foram retirados do orçamento e de economias aplicadas em outros programas. Caso essas aeronaves sejam convertidas, “teremos que reinserir essas despesa de operações e manutenção, para mantê-los operacionais”, disse ele. Algo mais teria que ser cortado para fazer isso acontecer.
De qualquer forma, o Congresso solicitou para a USAF uma estimativa do custos para trazer os 33 jatos de volta para a versão operacional. O Senado, em sua versão do projeto de defesa, proibiu que a USAF reduza a capacidade do F-22.
Fonte: AFM
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