FAB: 1º GTT reativa os códigos dos Ofídios “Coral” e “Cascavel”. Desde o início deste mês de agosto, a comunidade de entusiastas observou uma novidade relativa às operações dos KC-390 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT). O conhecido “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (GO) está utilizando novos códigos de chamada no rádio (radio callsigns).
O “GTT” está usando os códigos “CORAL” e “CASCAVEL” em missões de reabastecimento em voo (REVO) e lançamento de paraquedistas e cargas, respectivamente. Na verdade, esses códigos não são novos, mas clássicos históricos reativados pelo 1º GTT.
Em 09 de agosto, o KC-390 FAB 2857, pertencente ao “Esquadrão Gordo” (1º/1º GT), esteve envolvido em missão REVO, com tripulantes do “Esquadrão Zeus” (1º GTT). Nesta operação, foi utilizado pela primeira vez o callsign “CORAL”.
No dia seguinte, em 10/08, foi a vez do FAB 2855 estrear o código “CASCAVEL”, durante as missões de lançamentos de paraquedistas do Exército Brasileiro, em Goiânia (GO).
O 1º Grupo de Transporte de Tropas foi criado em 1958 no Rio de Janeiro/RJ, inicialmente sediado na Base Aérea dos Afonsos (até 2013) e posteriormente na Base aérea do Galeão (até 2018). Nessas seis décadas de vida carioca, a unidade era dividida em dois esquadrões, o 1º/1º GTT “Cascavel” e o 2º/1º GTT “Coral”, o que fez eles ficarem conhecidos como “Ofídios”.
Preparando a chegada dos novos KC-390, em junho de 2018, a FAB transferiu o 1º GTT para a Base Aérea de Anápolis (GO), quando passou a adotar o código “ZEUS”. Desde então, os Ofídios – CASCAVEL e CORAL – estavam adormecidos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO