• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Venezuela e Colômbia irão restabelecer relações militares

10 de agosto de 2022
Venezuela e Colômbia irão restabelecer relações militares (Foto: FANB).
Venezuela e Colômbia irão restabelecer relações militares (Foto: FANB).

Venezuela e Colômbia irão restabelecer relações militares. O ministro da Defesa venezuelano, General Vladimir Padrino López, informou na terça-feira (09/08) que recebeu ordens do presidente Nicolás Maduro, para contatar imediatamente seu colega colombiano, Iván Velásquez Gómez, afim de restabelecer as relações militares entre as duas nações.

“Recebi instruções do comandante em chefe das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB), Nicolás Maduro, para estabelecer imediatamente contato com o ministro da Defesa colombiano para restabelecer nossas relações militares”, disse o Oficial através das redes sociais das Forças Armadas.

As declarações de Padrino, refletem o desejo de Maduro para “reconstruir a irmandade” entre os dois países, e vem imediatamente após a posse do novo presidente colombiano, Gustavo Petro. Os dois mandatários já haviam antecipado que restaurariam as relações diplomáticas em todos os níveis, rompidas desde 2019 devido a diferenças entre o chavismo e o governo do ex-presidente Iván Duque.

Este acordo foi previamente costurado em uma reunião do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Carlos Faría, com o chanceler colombiano, Álvaro Leyva, em San Cristóbal, no Estado de Táchira, onde se encontra uma das principais passagens fronteiriças entre ambos países, e que foi fechado com o aumento das tensões.

Mensagem no Twitter oficial do assessoria de imprensa das Forças Armadas Bolivarianas (Fonte: FANB).
Mensagem no Twitter oficial do assessoria de imprensa das Forças Armadas Bolivarianas (Fonte: FANB).

A fronteira de mais de 2.000 km que ambos os países compartilham foi marcada por anos de violência, com a presença de guerrilheiros, paramilitares e narcotráfico. O então presidente colombiano Ivan Duque acusou Maduro de abrigar dissidentes das FARC e traficantes, o que o presidente chavista negou, enquanto denunciava conspirações de Bogotá para derrubá-lo e até assassiná-lo.

Em março de 2021, combates entre militares venezuelanos e colombianos na região de Apure deixaram 16 soldados mortos e milhares de civis deslocados. As forças colombianas também denunciaram violações de seu território pelos militares venezuelanos. Em agosto de 2021, eles prenderam dois soldados acusados ​​de atravessar ilegalmente armados.

O fechamento das travessias binacionais também levou à abertura de estradas alternativas, chamadas de “trilhas”, por onde transitam milhares de pessoas e milhões de dólares em mercadorias contrabandeadas.

“Votamos pela paz na Colômbia e continuamos a fazer todos os nossos esforços para manter a fronteira limpa”, disse o ministro da Defesa venezuelano.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login