US Navy recupera F/A-18 que caiu no Mediterrâneo no mês passado. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) retirou do fundo do Mar Mediterrâneo, o F/A-18E Super Hornet que caiu do convés do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75) no mês passado. Uma foto foi divulgada ontem (08/08) pelo site The Aviationist, mostrando os destroços do jato recuperado.
Em 08 de julho, o Super Hornet da Carrier Air Wing 1 do USS Truman, estava estacionado no convés do porta-aviões, quando se desprendeu das amarrações e calços, em meio a uma tempestade severa com fortes ventos. Ninguém estava a bordo do jato no momento do incidente. Conforme a 6ª Frota da US Navy, um marinheiro ficou ferido e encontra-se em estado estável.
Apesar de todos procedimentos de segurança e amarrações reforçadas, adotados especialmente durante mau tempo e mar agitado, por um motivo – que ainda está sob investigação – o F/A-18, de 14 toneladas, se desprendeu das suas amarrações e “escorregou” do deque da porta-aviões direto para o mar.
Em comunicado, a Marinha dos EUA anunciou que, em 03 de agosto, o navio multifuncional (MPV) Everest recuperou a aeronave de uma profundidade aproximada de 9.500 pés (2.900 metros). Para a missão, foi criada aForça-Tarefa (CTF) 68, composta por membros do Supervisor de Salvamento e Mergulho (SUPSALV), USS Harry S. Truman, Naval Strike Fighter Wing Atlantic e da 6ª Frota. Para retirar o F/A-18E do fundo do Mediterrâneo, foi utilizado um veículo operado remotamente CURV-21, que prendeu as cordas de içamento.
“A resposta rápida da equipe combinada, incluindo o pessoal da SUPSALV e da Phoenix International, nos permitiu realizar a operação 27 dias após o incidente. A busca e a recuperação levaram menos de 24 horas”, disse o Tenente-Comandante Miguel Lewis, Oficial de Salvamento da Sexta Frota.
A recuperação evita que equipamentos sensíveis embarcados na aeronave caiam nas mãos erradas. O Super Hornet é equipado com radar, sensores e equipamentos cuja perda para um país hostil representaria um incidente de segurança significativo para os EUA.
Um colaborador do site The Aviationist, que solicitou anonimato, enviou a foto da aeronave do Strike Fighter Squadron 211 (VFA -211) “Fighting Checkmates”, estacionada no porto de Augusta, Sicília, Itália, antes de ser transferida para NAS Sigonella, também na Sicília. De acordo com a Marinha, os destroços da aeronave será transportado para os Estados Unidos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO