Marinha dos EUA entregou o primeiro CN-235 MPA para a Malásia. A Marinha dos EUA (USN – US Navy) anunciou na semana passada, a entrega oficial da primeira de três aeronaves de transporte CN-235 da Força Aérea Real da Malásia (RMAF) convertidas em uma plataforma de patrulha marítima (MPA). De acordo com o anunciado, o fato ocorre apenas três anos e meio depois que os EUA assinaram um acordo para aumentar a capacidade e a interoperabilidade das forças armadas da Malásia.
Conforme noticiamos recentemente, a primeira aeronave CN-235MPA, matrícula M44-05, foi recebida na Base Aérea da RMAF de Kuching, em Sarawak, no último dia 17 de junho.
Alinhado com a Iniciativa de Segurança Marítima do governo dos EUA, o programa Building Partner Capacity da USN, visa ajudar o governo da Malásia a aumentar a segurança e a conscientização de domínio marítimo na sua Zona Econômica Exclusiva.
Entre 02 de setembro de 2020 e 21 de março de 2021, a RMAF enviou os três CN-235 para as instalações da PT Dirgantara Indonesia (PTDI), em Bandung, Java Ocidental, para passarem pelo Programa de Extensão de Vida Operacional (SLEP) e conversão para MPA. O processo é financiado pelo programa Maritime Security Initiative (MSI) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), que também fornece os sistemas de missão embarcados.
Entre as modificações, a PTDI instala nas nas aeronaves o sistema de vigilância marítima Merlin, desenvolvido por uma empresa Integrated Surveillance and Defense (ISD), com sede em Oregon, EUA. O sistema consiste em um módulo de Infra-Vermelho Prospectivo (FLIR), um pod na parte inferior da fuselagem com um radar de vigilância e um sistema de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Além disso, o CN-235MPA recebe sistema de comunicação de dados e uma estação para o operador do sistema de missão do tipo “roll-on/roll-off”. Fazem parte do projeto, estações terrestres móveis e fixas.
“O programa CN-235 da Malásia será um multiplicador de força significativo para uma capacidade ISR da Malásia e apoiará diretamente os esforços conjuntos para garantir a segurança na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico”, disse Ron Weinberger, Diretor do Escritório de Cooperação de Segurança do Comando de Sistemas Aéreos Navais.
Por conta da pandemia do COVID-19, os trabalhos de entrega desta primeira aeronave sofreram significativos atrasos. Os trabalhos de conversão das duas aeronaves restantes, bem como nas estações terrestres deverão ser concluídos ainda neste ano de 2022.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO