Chade é a terceira nação africana a comprar o monomotor turco Hürkuş. O Chade é a terceira nação africana, depois do Níger e da Líbia, a adquirir aeronaves de treinamento básico Hürkuş, produzidos pela Turkish Aerospace Industries (TAI). A informação foi divulgada por Temel Kotil, CEO da TAI, durante entrevista na Farnborough International Airshow 2022.
De acordo com Kotil, a Força Aérea do Chade, ou Armée de l’Air Tchadienne (AAT), utilizará os monomotores para treinamento dos seus pilotos e em missões de ataques leves equipadas com mísseis e foguetes da empresa turca Roketsan. O Hürkuş-C pode transportar mísseis guiados antitanque L-UMTAS, foguetes guiados a laser Cirit, bombas e cápsulas de canhão.
O executivo turco ainda revelou que está sendo negociado um lote adicional de monomotores Hürkuş para o Níger, acrescentando que a primeira turma de pilotos está finalizando seu treinamento, e que a primeira aeronave será entregue até o final deste ano.
Além das aeronaves Hürkuş, o Níger também comprou veículos blindados de transporte de pessoal (APC) da empresa turca Nurol Makina, além de um lote de seis drones de combate Bayraktar TB2. No último mês de maio, foram entregues as primeiras unidades dos drones.
No mês de maio de 2022, noticiamos que o governo da Líbia, assinou um contrato com a TAI para um número não revelado de aeronaves de treinamento e apoio aéreo aproximado Hürkuş-C.
O TAI Hürkuş é um monomotor turboélice biplace de asa baixa, projetado como um treinador de nova geração, e uma plataforma de ataques leves e missões de combate de reconhecimento armado. Alimentado por um motor turboélice Pratt & Whitney PT6A-68T, o Hürkuş tem uma velocidade máxima de 310 nós (574 km/h), alcance aproximado de 800 nm (1.480 km), voando a uma altitude média de 15.000 pés (4.600 metros).
O Hürkuş-A é a versão básica que pode ser usada por clientes não militares; o Hürkuş-B é uma versão mais avançada com aviônicos aprimorados; e o Hürkuş-C é uma variante armada que pode ser usada para apoio aéreo aproximado, equipado com sensor infravermelho (FLIR) e capacidade para transportar 1.500 kg de armamentos. Foi visto equipado com mísseis guiados antitanque L-UMTAS, foguetes guiados por laser Cirit e tanques de combustível externos. Também pode transportar bombas, metralhadoras de 12,7 mm e pods com marralhadoras de 12,7 mm e canhão de 20 mm.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO