US Navy conclui inspeção nos assentos Mk16 dos F-35. A US Navy e o US Marine Corps vem inspecionando suas frotas de F-35B/C há algum tempo para determinar se elas são afetadas por problemas de segurança decorrentes de peças defeituosas dos assentos ejetáveis. A inspeção vem depois de uma notificação do fabricante, a Martin-Baker sobre uma possível falha nos cartuchos de ejeção.
A verificação dos F-35B/C veio depois que a RAF, a USAF e a própria US Navy informarem a retirada de voo de suas aeronaves nos últimos dias devido a problemas com os assentos ejetáveis. A RAF colocou sua frota de Typhoons no chão e a USAF, 279 Northrop T-38C Talon e Beechcraft T-6C Texan II e parte da frota de F-35A. Já a US Navy/USMC teve afetadas as aeronaves F/A-18B/C/D Hornet; F/A-18E/F Super Hornet; Growler E/A-18G; e aeronaves de treinamento T-45 Goshawk e F-5 Tiger II, além é claro, dos F-35B/C.
Nesta senda, a US Navy e o USMC resolveu inspecionar todos os seus F-35 para salvaguardar eles de problemas similares. A USN disse que concluiu 100% das inspeções dos Cartridge Actuated Devices/Propellant Actuated Devices (CAD/PAD), em 26 de julho e nas mesma data, o USMC informou que chegou a 90% das suas aeronaves inspecionadas.
Cada CAD/PAD defeituoso será substituído no esquadrão de manutenção responsável pele projeto de revisão geral da aeronave, que será inspecionada após a troca, antes de ser devolvida a unidade aérea. Os CAD iniciam uma série de funções automáticas quando a tripulação puxa a alavanca de ejeção para sair da aeronave com segurança, além de acionar o paraquedas da tripulação. O mau funcionamento poderá impedir a tripulação de se ejetar ou levar a uma ejeção incorreta.
“A Marinha está inspecionando os assentos ejetáveis da frota de F-35. Essas inspeções já começaram. A frota de F-35B e F-35C da Marinha está atualmente executando procedimentos de verificação CAD de acordo com uma diretiva do F-35 JPO. Assim que a inspeção CAD estiver concluída, a aeronave será liberada para voar” — Matthew Olay, porta-voz da USN.
“As operações do F-35B/C Lighting II da Marinha dos EUA e do Corpo de Fuzileiros Navais não são afetadas pelo possível defeito nos dispositivos de ativação dos cartuchos de ejeção. Os F-35Cs não estão no solo. Um pequeno número de CADs nos F-35Cs foi considerado potencialmente afetado. Esses CADs foram imediatamente substituídos e essas aeronaves foram devolvidas ao status operacional” — informou o Comandante Zachary Harrell, porta-voz do Comando das Forças Aéreas Navais. “Os procedimentos de verificação CAD foram realizados em conjunto com as inspeções concluídas em 26 de julho, e todos os F-35C foram liberados para operações normais”, acrescentou Harrell.
Já o Major Jay Hernandez, porta-voz da aviação do Corpo de Fuzileiros Navais, emitiu um comunicado dizendo: “Com muita cautela, o Corpo de Fuzileiros Navais realizou inspeções de manutenção de todos os dispositivos de atuação da aeronave. Cartuchos de assento ejetável do F-35B Lighting II antes do ciclo de manutenção recomendado. Os dispositivos de acionamento do assento ejetável foram inspecionados antes do próximo voo, em vez do período de 90 dias, como recomendados pelos engenheiros. Atualmente, os F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais não estão aterrados e mais de 90% das inspeções de dispositivos de atuação do cartucho de assento ejetável do Corpo de Fuzileiros Navais já foram concluídas”.
O Comando de Combate Aéreo da USAF (ACC – Air Combat Commnd) e o Comando de Educação e Treinamento Aéreo (AETC – Air Education and Training Command) da USAF confirmaram que suspenderam temporariamente as operações de voo dos F-35 em 29 de julho para que os mantenedores pudessem inspecionar seus jatos e substituir cartuchos defeituosos.
O ACC e o AETC possuem a maior parte dos F-35A do serviço na USAF. Outros comandos importantes, como as USAFE (United States Air Force in Europe) e as Forças Aéreas do Pacífico (Pacific Air Forces) também possuem esquadrões de F-35A e devem vistoriar todos.
Em um comunicado, o porta-voz da Martin-Baker, Steve Roberts, disse que “durante uma inspeção de manutenção de rotina na Hill AFB em 22 de abril, uma anomalia foi descoberta com um dos dispositivos acionados por cartucho de assento (CAD) no assento do F-35. Isso foi rapidamente rastreado até uma lacuna no processo de fabricação que foi abordada e alterada. O Programa F-35 introduziu uma diretiva única para inspecionar este CAD em todos os assentos para retornar a aeronave F-35 ao voo”.
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