T-38C e T-6C ‘groundeados’ na USAF devido aos assentos ejetáveis. Depois da RAF e da US Navy informarem a retirada de voo de suas aeronaves devido a problemas com os assentos ejetáveis, foi a vez da USAF, que no dia 28 de julho confirmou que problemas nos assentos dos Northrop T-38C Talon e Beechcraft T-6C Texan II estão deixando no solo temporariamente mais de 279 aeronaves.
Estão no solo 203 T-38 Talons e 76 T-6 Texan II, que podem ser sido afetados por peças defeituosas do assento ejetável Martin-Baker MK16, designado nos EUA como US16LA. Isso compreende cerca de 40% da frota de T-38 e 15% da frota de T-6, incluindo aviões em cada base de treinamento de pilotos de graduação e na Naval Air Station Pensacola, Flórida. No total, um terço das maiores frotas de treinamento da Força Aérea ficará temporariamente fora de serviço. A USAF possui cerca de 500 T-38C e 440 T-6C.
Não está claro quando eles retornarão ao serviço. O ‘groundeamento’ ocorre depois que o fabricante do assento ejetável descobriu um defeito potencial nos Cartridge Actuated Devices/Propellant Actuated Devices (CAD/PAD). Cada CAD/PAD defeituoso será substituído no esquadrão de manutenção responsável pele projeto de revisão geral da aeronave, que será inspecionada após a troca, antes de ser devolvida a unidade aérea. Os CAD iniciam uma série de funções automáticas quando a tripulação puxa a alavanca de ejeção para sair da aeronave com segurança, além de acionar o paraquedas da tripulação. O mau funcionamento poderá impedir a tripulação de se ejetar ou levar a uma ejeção incorreta.
Oficiais de treinamento aéreo estão trabalhando com o Comando de Material da Força Aérea na melhor maneira de inspecionar a aeronave. O serviço prometeu solicitar aterramentos de longo prazo se outros problemas forem descobertos ao longo do caminho. “Esses jatos não voarão novamente até que tenhamos certeza de que seus sistemas de ejeção estão totalmente funcionais”, disse o comandnate da 19th Air Force Maj. Gen. Craig Wills Wills. “Nossos pilotos instrutores realizam uma missão incrivelmente importante e exigente todos os dias, e devemos-lhes aeronaves seguras e confiáveis”.
Não está claro como a retirada de uma parcela significativa de treinadores da USAF afetará a sua capacidade de formar novos pilotos sem 1/3 de seus aviões, em um período em que existe uma escassez de cerca de 1.600 aviadores, principalmente piloto de caças. A USAF forma cerca de 1.300 novos pilotos por ano.
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