Primeiros MH-60R da Indian Navy chegam a Índia. Em 28 de julho de 2022, os dois primeiros Sikorsky MH-60R Seahawksda Bharatiya Nau Sena (Marinha Indiana) foram entregues a INS Garuda/Cochin por um Boeing C-17A Globemaster III da USAF. É o início da operação dos novos SeaHawk pela Indian Navy.
Os primeiros MH-60R entregues são o IN754 e o IN755. Ainda não se sabe qual unidade operará os helicópteros multimissão recém-entregues, mas provavelmente será o INAS 336 Flaming Arrows. Um terceiro MH-60R é esperado em agosto.
Em novembro de 2018, o Governo dos EUA emitiu uma Carta de Solicitação (LoR – Letter of Request) para a aquisição de 24 helicópteros MH-60R ASW (Antisubmarine Warfare) destinados para a Índia. Em 2 de abril de 2019, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a Venda Militar Estrangeira (FMS – Foreign Military Sales) no valor total de US$ 2,6 bilhões, incluindo equipamentos de apoio, treinamento, logística e munições, como mísseis Hellfire, foguetes de sistema avançado de armas de precisão e torpedos Mk.54. A entrega de todos os 24 Seahawks será concluída até 2025.
Os três primeiros MH-60R Seahawks, IN751, IN752 e IN753, foram realocados da linha de produção US Navy e entregues em 16 de junho de 2021 à NAS North Island em San Diego (CA), onde são operados pelo Helicopter Maritime Strike Squadron 41 (HSM-41) — Seahawks. Este Esquadrão está cuidado do treinamento do pessoal da Marinha Indiana nos Estados Unidos. Os voos ocorrem em Pensacola/FL e San Diego/CA.
Os MH-60Rs vão substituir os Sikorsky Sea King 42/42A desativados na década de 1990. Eles terão como principal missão a guerra anti-superfície (ASuW — Anti-Surface Warfare) e guerra antissubmarino (ASW – Anti-Submarine Warfare), operando embarcados a bordo dos navios da esquadra indiana.
@CAS
A Marinha Indiana deu um passo significativo no reforço das suas capacidades marítimas ao comissionar seu primeiro esquadrão de helicópteros multifuncionais Sikorsky MH-60R Seahawk. A unidade recém-criada, designada como INAS 334, foi formalmente inaugurada em 6 de março na Estação Naval Indiana Garuda em Kochi, região sudoeste da Índia.
Em "Notícias"
A Espanha confirmou a opção de compra de oito helicópteros marítimos Lockheed Martin MH-60R Seahawk. A aquisição ocorre sete meses após a proposta ter sido aprovada pelo governo dos Estados Unidos.
Em "Notícias"
O primeiro grupo de pilotos noruegueses de helicópteros MH-60R Seahawk foi certificado pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy), após nove meses de curso. Isto ocorre pouco mais de um ano depois do Ministério da Defesa da Noruega (Forsvaret), tomar a decisão de desativar a sua frota de helicópteros NHI…
Em "Notícias"