AGM-88G (AARGM-ER) realiza seu 3º teste real. A US Navy lançou o míssil AGM-88G Advanced Anti-Radiation Guided Missile Extended Range (AARGM-ER) a partir de uma aeronave Boeing F/A-18F Super Hornet DD 227 (BuNo 168370) do VX-31 — “Dust Devils”, na área de testes de Point Mugu Sea Range, na costa da Califórnia. Realizado no dia 21 de abril, este foi o terceiro teste real desde que será o míssil antirradiação padrão das aeronaves da USAF, US Navy e USMC.
“O requisito da Marinha para o AARGM-ER é agora. O AARGM-ER funcionou como esperado e detectou, identificou, localizou e engajou um sistema de radar de defesa aérea baseado em terra. O sucesso contínuo de nossos testes de desenvolvimento aproxima o programa de colocar em campo e fornecer às tripulações a proteção de que precisam para permanecer à frente das ameaças do adversário”. Capitão AC Dutko, Gerente do Programa da Marinha para Ataque Direto e Sensível ao Tempo (PMA-242)
O Northrop Grumman AGM-88G AARGM-ER está caminhando para a atingir sua capacidade operacional inicial (IOC — Initial Operational Capability), prevista para o quarto trimestre do ano fiscal de 2023 (FY23), informou o gerente do programa da Marinha. Desde que alcançou uma decisão Milestone C (autorização para produção inicial de baixa taxa (LRIP) em setembro de 2021, o principal contratado do AARGM-ER, deu início a produção dos mísseis LRIP Lote 1 para apoiar a fase de IOC.
“A Northrop Grumman está focada em fornecer capacidade AARGM-ER à Marinha dos EUA no prazo para atender a uma necessidade crítica de combate”, disse Mary Petryszyn, vice-presidente corporativa e presidente da Northrop Grumman Defense Systems. “Entendemos o requisito e temos a experiência e o know-how como um míssil principal para entregar esse ativo de tempo crítico em um cronograma acelerado.”
O Northrop Grumman AGM-88G AARGM-ER é uma evolução aprimorada do AGM-88E AARGM básico. O míssil foi desenvolvido para suprimir ou destruir as defesas aéreas inimigas, e para isto, recebeu uma nova e maior estrutura para abrigar um novo motor de foguete de combustível sólido, uma nova ogiva, novas superfícies de controle na cauda e um novo sistema de atuação e controle para gerar mais manobrabilidade, maior alcance e melhor capacidade de sobrevivência. O AARGM-ER está sendo desenvolvido para equipar os Boeing F/A-8E/F Super Hornet e a aeronave de ataque eletrônico EA-18G Growler, bem como o caça de ataque F-35 Lightning II.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS