Primeiro Airbus C-30 da FAB já está no Brasil. Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25/07), pousou na pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP/SBKP), em Campinas (SP), o primeiro Airbus C-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, matrícula FAB 2901, cumpriu o longo voo de translado “BRS 2901” desde o Aeroporto de Victorville (VCV/KVCV), na Califórnia, onde estava passando pelo trâmites de entrega para os militares brasileiros que foram aos Estados Unidos para recebê-lo.
O primeiro Airbus A330-200 da FAB (designação militar C-30), chegou nos Estados Unidos em 14 de julho, ainda ostentando a matrícula civil PR-AIS. Após cumprir os trâmites de aceitação pela FAB, o que incluiu um voo de avaliação, a aeronave foi oficialmente entregue para os militares brasileiro. No dia 19/07, a matrícula civil foi cancelada no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), iniciando a vida militar do FAB 2901.
Amanhã (26/07), às 10h00 da manhã, está prevista uma cerimônia oficial na Base Aérea do Galeão (RJ), onde o FAB 2901 será oficialmente incorporado à frota do 2º/2º GT — Esquadrão Corsário. O evento será presidido pelo Comandante da Aeronáutica — Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contará com a presença de convidados civis e militares.
A chegada do C-30 volta a dar “asas” aos Corsários, que estão sem voar desde julho de 2019, quando o Boeing C-767 (FAB 2900), foi devolvido ao proprietário, após um período de 36 meses de arrendamento. Em 2016, o C-767 substituiu temporariamente os Boeing KC-137, que haviam sido desativados em abril de 2013.
O Airbus A330 na FAB
No último dia 18 de abril, o Comando da Aeronáutica anunciou a aquisição de dois Airbus A330-243 da companhia aérea Azul, por aproximadamente US$ 80 milhões. As aeronaves, matrículas civis PR-AIS e PR-OCK, serão convertidas para a versão militar A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), mas inicialmente o primeiro jato (FAB 2901 ex-PR-AIS) será operado na configuração de transporte de passageiros e carga (C-30), e posteriormente será enviado para a conversão em reabastecedor (KC-30).
Em junho deste ano, os militares que irão operar o A330 realizaram o curso de formação operacional na Universidade da Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A aeronave será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo voar até 8.000 milhas náuticas.
O segundo A330, futuro FAB 2902 (PR-OCK), permanece estocado na Espanha, e futuramente deverá ser enviado diretamente para a Airbus, em Sevilha, onde passará pela conversão KC-30 MRTT, o que deve levar cerca de 20 meses. Somente após a chegada do KC-30 2902 no Brasil, é que o C-30 2901 será enviado para a conversão na Espanha.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO