Boeing está pronta para acelerar entregas de E-7 Wedgetail para USAF. A USAF e o Congresso dos EUA estão atentos com uma eventual lacuna no Sistema de Vigilância Aérea e Alerta Antecipado (AWACS) que poderá ocorrer entre a desativação dos primeiros quadrimotores E-3 Sentry – a partir de 2023. A chegada dos novos vetores E-7 Wedgetail é esperada para 2027.
A Boeing trabalha em conjunto com a USAF para encontrar meios de acelerar o processo de entrega dos primeiros Wedgetail. “Há muitas possibilidades para isso ocorrer”, afirmou Tim Flood, Diretor de Negócios Internacionais da Boeing para a Europa e as Américas, durante a Farnborough International Airshow.
A urgência de substituir os envelhecidos E-3 não é novidade. Equipes de manutenção trabalham muito para manter a taxa de operacionalidade da frota em torno de 50%. Em outubro do ano passado, o General Mark D. Kelly, Chefe do Comando de Combate Aéreo, disse que o E-7 deveria estar na frota da USAF há pelo menos dois anos.
Por sua vez, o General David S. Nahom, ex-Vice-Chefe do Escritório de Planejamento, disse ao Congresso no mês de maio, que as envelhecidas e não-confiáveis plataformas E-3 Sentry já deixam uma lacuna de capacidade, e “aposentar parte da frota antes da chegada dos E-7 não incorrerá em grandes riscos adicionais”.
O projeto exige o fornecimento de dois protótipos entre 2023 e 2024, e em 2025 será tomada a decisão para autorizar a produção em série. Funcionários do Escritório de Aquisição da USAF informaram que agilizaram o processo de seleção inicial do Wedgetail, mas “sem apressar o processo para colocá-los em operação”.
Conforme noticiamos anteriormente, membros do Congresso norte americano expressaram preocupação com o cronograma do E-7, e estão pressionando a USAF e a Boeing para agilizar a programação. Em maio, o Secretário da USAF, Frank Kendall, disse ao Comitê de Assuntos de Defesa do Senado, que são necessários cerca de quatro anos entre a fabricação do avião até sua capacidade operacional. Lembrou ainda que os EUA estão na fila do fabricante para obter as células dos Boeing 737 Next Generation, nas quais são baseados os E-7. Mesmo ainda assim, ele afirmou que há com acelerar o ritmo.
A Andrew Hunter, Secretário Assistente de Compras já disse disse para a mídia que a aquisição de células de 737 usadas não estão entre as opções da USAF. Uma das opções apresentadas é a linha de produção da Boeing em Renton, Washington, acelerar a produção dos 737, com base na demanda dos clientes.
Fonte: AFM
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