FAB realiza resgate de enfermo a bordo de um pesqueiro. O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), resgatou um pescador com hipotensão e desidratação no dia 15 de julho. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após solicitação do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Recife (SALVAERO Recife).
O primeiro contato do pesqueiro com os órgãos do sistema de Busca e Salvamento foi realizado às 13:52h do dia 15 de julho, quando a embarcação estava navegando a cerca de 222,2 quilômetros a nordeste de Natal (RN). Já o acionamento, ocorreu às 15h44.
A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) às 16:10h para efetuar o resgate do enfermo. Após o içamento da vítima, o helicóptero prosseguiu para a Base Aérea de Natal, onde pousou às 17:55h (horário local).
Em função do pequeno porte da embarcação, da ausência de um convés e das condições de mar revolto, não foi possível efetuar o resgate da vítima a partir do pesqueiro. Para alcançar o enfermo, os demais tripulantes do navio colocaram a vítima na água e somente após essa manobra, os Homens de Resgate conseguiram chegar até a vítima e efetuar a ação com uso de uma alça de içamento. As condições meteorológicas dificultaram a missão.
“A visibilidade no local do resgate estava muito prejudicada em função da cobertura de nuvens e pela proximidade do pôr do sol, esse fator dificultou a operação”, explicou o Comandante da aeronave, Capitão Alan Dickson Brito de Medeiros.
Por sua vez, o Sargento Rodrigo Cezar de Souza Monçores, Homem de Resgate que participou da missão, destacou que a coordenação entre os órgãos de coordenação (SALVAERO e SALVAMAR) e a tripulação do pesqueiro no sentido de posicionar a vítima na água foi fundamental para o sucesso da missão. “Isso porque as condições de mar e as características físicas do navio não possibilitavam o resgate a partir do interior da embarcação”, concluiu.
A tripulação do helicóptero foi composta por nove militares, sendo três pilotos, um mecânico, dois operadores de equipamentos, três homens de resgate, uma médica e um enfermeiro.
Fonte: FAB
@FFO
O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), foi acionado para uma evacuação aeromédica (EVAM) de dois marinheiros de uma embarcação com bandeira da Libéria, navegando na costa de Pernambuco.
Em "Notícias"
O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) "Esquadrão Falcão", sediado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), resgatou, no dia 09/05, um homem de 54 anos com um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria das Ilhas Marshall, que…
Em "Notícias"
“Eu sabia que vocês viriam!”. Essa expressão remete ao dia 26 de junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento do Douglas C-47, matrícula FAB 2068, na selva Amazônica. A operação foi tão marcante que a FAB escolheu para celebrar o Dia da Aviação de Busca e…
Em "Notícias"