Pilotos de F/A-18 Super Hornet comandam UAV com tablet em voo. A Boeing e a Marinha dos Estados Unidos (USN) concluíram uma série de testes de voo Manned-Unmanned Teaming (MUM-T), nos quais pilotos em um F/A-18 Super Hornet Block III controlaram com sucesso três veículos aéreos não tripulados (UAVs).
Os engenheiros de sistema da Boeing conectaram o processador adjunto do Block III, conhecido como Distributed Targeting Processor – Networked (DTP-N), com um tablet de terceiros para se unir aos UAV. A Boeing desenvolveu novas cargas de software para o DTP-N específico para que o tablet transmitisse comandos. O desenvolvimento do software, a conexão do tablet com o caça e todos os testes de voo foram concluídos em menos de seis meses.
A Boeing fez parceria com o F/A-18 & EA-18G Program Office (PMA-265), Air Test and Evaluation Squadrons (VX) 23 e 31, Naval Air Warfare Center-Weapons Division em China Lake, Califórnia, e um fornecedor. Durante duas semanas de voos de testes, os pilotos do F/A-18 digitavam comandos no tablet, que eram processados e transmitidos pelo hardware da aeronave. Os UAVs executaram todos os comandos dados pelos pilotos do Super Hornet.
“Esta demonstração do MUM-T representa um passo significativo em direção de Operações Marítimas Distribuídas. Ela destaca o potencial de conceitos não tripulados para expandir e estender o alcance da Marinha”, disse Scott Dickson, diretor de integração de vários domínios da Boeing. “Como parte de uma rede conjunta de comando e controle de todos os domínios, as equipes de UAV conduzindo missões ISR lideradas pelos Super Hornets forneceriam aos combatentes da Força Conjunta uma vantagem significativa de informações”.
Equipado com um grande display sensível ao toque, o F/A-18 é líder do setor no desenvolvimento de hardware e poder de processamento para futuros recursos digitais. O processador adjunto que executou a demonstração, aprimora muito a capacidade de missão do Super Hornet.
“Os futuros pilotos de caça serão os ´quarterback´ [posição do jogador de futebol americano responsável por comandar a tática das jogadas] dos céus, orquestrando comandos e controlando UAVs a partir do cockpit”, disse Mark Sears, vice-presidente da Boeing e gerente de programas dos programas F/A-18 e EA-18G. “O Super Hornet Block III é a ponte para o futuro da Marinha, integrando hoje equipes e redes.”
Fonte: Boeing
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO